quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Ex-secretario de Aécio e Lacerda será homem forte no governo Zema

Custódio Mattos é amigo pessoal de Paulo Brant, o vice-governador eleito

PUBLICADO EM 20/12/18 - 19h57

RICARDO CORRÊA

O ex-prefeito de Juiz de Fora Custódio Mattos (PSDB) deve ser anunciado nesta sexta-feira (21) como secretário de Governo de Romeu Zema (Novo). Ele aceitou o convite nos últimos dias e será o responsável pelo desafio de articular politicamente um governo que sai das urnas sem maioria legislativa. 

Custódio Mattos é amigo pessoal de Paulo Brant, o vice-governador eleito, o que teria pesado na escolha para o cargo. Além de ter comandado Juiz de Fora por dois períodos (1993 a 1995 e 2009 a 2012), o tucano foi deputado federal por três mandatos, deputado estadual em Minas na década de 1990 e Secretário Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais no Governo Aécio Neves, entre 2007 e 2008. Custódio também foi secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte na gestão de Marcio Lacerda.

Embora continue no PSDB, Custódio Mattos já tem confidenciado aos mais próximos que pretende deixar o partido. Em Juiz de Fora, seu grupo político é rachado com o do deputado federal Marcus Pestana, outro ex-secretário de Aécio Neves. A situação se agravou após o filho de Custódio, Rodrigo Mattos, presidente da Câmara de Juiz de Fora, migrar para o PHS.

Formação
Apesar do currículo político, Custódio tem vasta formação técnica. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, ele é aposentado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicara (Ipea), onde trabalhou nas décadas de 70 e 80.

Além disso, ainda na década de 90, especializou-se em gestão empresarial avançada para desenvolvimento de executivos pela Fundação Dom Cabral e pelo Institut Européen d'Administration des Affaires (Insead), na França.

Jornal OTempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário