JUIZ DE FORA - 23/10/2018 - 08:45
Foto: Arquivo
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Cecília promove, nesta quinta-feira, a 12ª edição do Curso de Culinária para Diabéticos. O evento acontece semestralmente há seis anos e tem como objetivo ajudar os pacientes com diabetes a cuidar da própria saúde, produzindo alimentos saborosos e que não fazem mal à saúde. O curso será ministrado das 15 às 16 horas, na Igreja católica do bairro, localizada na Rua Olegário Mariano.
Nesta edição, os participantes aprenderão a fazer um pão de aveia sem trigo. Faz parte da programação, também, palestra sobre o cuidado com a alimentação e apresentação de peça teatral sobre o tema.
Segundo o supervisor da UBS, Gilson Mateus Soares, o objetivo do evento é “tornar o diabético autor da sua própria saúde”, lembrando que uma barreira é a mudança de hábito alimentar: “Ele aceita o tratamento, mas continua ingerindo açúcares e carboidratos, que posteriormente também viram açúcar no sangue. As receitas ensinadas são fáceis, e o paciente consegue introduzir no seu dia a dia, melhorando sua alimentação”.
Os ingredientes nutricionais são avaliados pelo médico da UBS e depois a receita é executada pelas agentes comunitárias de saúde, que também ministram o curso. Logo após a prática, os pacientes poderão degustar não só o pão de aveia, como salada de frutas e iogurte natural, também preparados pelos agentes.
A palestrante será a professora de educação física e supervisora de Política Social de Esporte e Lazer, Luciane Aparecida Ribas, que abordará a importância da atividade física como promoção à saúde, dando foco aos diabéticos e portadores de doenças crônicas.
A peça teatral contará a história de uma senhora que ama dançar, mas se vê impossibilitada quando começa a se sentir mal. Após saber seu diagnóstico, é estimulada a mudar alguns hábitos para voltar a fazer o que tanto ama.
Aos que buscam medicamentos na unidade, a farmacêutica Glauciemar Del-Vechio distribuirá sacolas de pano, estimulando a substituição das tradicionais sacolas de plástico, a fim de ampliar a consciência ecológica e a preocupação com meio ambiente.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389 ou 7123.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário