domingo, 30 de setembro de 2018

Exposição traz primeiras edições de obras de Machado de Assis

Publicado em 30/09/2018 - 13:08

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil São Paulo

As primeiras edições de livros de Machado de Assis, algumas com dedicatórias do próprio autor, estão na exposição Machado de Assis na BBM: Primeiras Edições e Raridades, que pode ser visitada até 22 de novembro, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), que fica na Universidade de São Paulo (USP). A mostra, que tem entrada gratuita, ocorre no ano em que se completam 110 anos da morte do autor.

Machado de Assis, em fotografia doada à ABL por herdeiros do crítico José Veríssimo - Arquivo/Agência Brasil

O curador Hélio de Seixas Guimarães, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e professor de literatura brasileira da Universidade de São Paulo, destaca que “são exemplares únicos, é uma coleção absolutamente única, e que permite recompor muita coisa da história da produção, da publicação, da edição e da circulação dos textos de um dos grandes, senão do maior escritor que o Brasil já teve”.

A mostra reúne 108 itens, incluindo 17 periódicos com textos do autor e 40 obras coletadas postumamente por pesquisadores, tudo com acesso público atualmente na biblioteca. A ideia da exposição veio da pesquisa de Guimarães sobre a influência da obra de Machado de Assis na de escritores do século 20. “No meio desse trabalho, eu fui levantando também o que existia do Machado de Assis na biblioteca. Fui me dando conta da variedade do interesse desse conjunto porque eles têm todas as primeiras edições das obras.”

Além das primeiras edições, há obras publicadas durante o período de vida que trazem dedicatórias do próprio autor. “Esses exemplares têm autógrafos ou dedicatórias do Machado para figuras muito importantes da cultura brasileira, da literatura brasileira. Por exemplo, José Veríssimo, um dos grandes críticos literários do fim do século 19 e início do século 20, que foi amigo do Machado, que acompanhou a obra dele.”

Esses livros contam um pouco a história também das relações pessoais, intelectuais e das relações literárias do Machado de Assis, do início da carreira até o fim da vida, em 1908”, disse Guimarães. Por meio do material disponível na exposição, o público terá acesso ao modo como os textos e livros foram publicados no período em que o autor ainda supervisionava o processo, quando estava vivo e participando da produção e edição dos textos.

A seleção convida ainda o visitante a conhecer a carreira do autor com publicações em jornais e revistas. “O que conhecemos hoje como livro, esses textos, em grande parte, saíram antes em jornais e revistas. Tem um movimento na obra do Machado em que ele vai publicando contos, muitos de seus romances saem em capítulos, em formato de folhetim. E, posteriormente, ele recolhe para produzir a obra em livro, que é a obra que em geral chegou até a gente”, explicou o curador.

Além disso, a exposição mostra o movimento da obra do Machado, a composição da obra dele, a importância dos periódicos nisso. Segundo Guimarães, quase tudo passava pelos periódicos antes de chegar no formato de livro, recolhido pelo próprio Machado ou recolhido por pesquisadores e estudiosos de sua obra.

Outra curiosidade é o modo como os textos de Machado de Assis misturam-se às publicações cotidianas dos jornais e revistas da época, no meio de anúncios, desenhos, de gravuras, em alguns casos, em revistas sobre moda. “É interessante ver. Parece muito contrastante, quer dizer, o texto do Machado de Assis, desse grande escritor, saindo publicado ao lado de uma espécie de mosaico de informações que compõem o jornal e as revistas no século 19. É uma surpresa ver que o ambiente em que essa obra foi publicada originalmente.”

Edição: Nádia Franco
Agência Brasil

Homem acerta pescoço de policial com faca e morre baleado

PUBLICADO EM 30/09/18 - 09h35

ÍGOR PASSARINI

Um homem morreu baleado por um policial militar na noite desse sábado (29) na rua Cascais, no bairro São João, em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a corporação, o militar chegou até o local depois de testemunhas informarem que o homem estava com duas facas em mãos, arranhando carros e ameaçando pessoas.

O suspeito teria batido com as mãos no portão de uma igreja evangélica durante uma festa, gritando "hoje eu vou matar, hoje eu vou morrer". 

O policial pediu para que Silva soltasse as armas, mas ele não acatou a ordem e continuou a desferir golpes. 

O homem avançou em direção ao militar e o atingiu de raspão no pescoço com uma das facas.

Para se defender, o PM atirou contra o suspeito, que caiu no chão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e constatou o óbito.

A perícia também esteve na cena do crime e identificou três perfurações, sendo uma no tórax e duas nas costas.

O Corpo foi levado para o Instituo Médico Legal (IML) de Betim e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Jornal OTempo

E se o PT voltar ao poder em 2018?


Charge do Latuff (Arquivo Google)

Luiz Felipe Pondé
Folha

E se Lula ganhar as eleições em 2018? O Brasil terá um retrocesso ao paleolítico –sem querer ofender nossos ancestrais. Sei que inteligentinhos dirão: pelo contrário, as populações mais pobres voltarão a comprar TVs e carros. E eu direi: a bolsa fome é a grande miséria que alimenta o PT e seus associados.

Nelson Rodrigues dizia que, no dia em que acabasse a pobreza do Nordeste, dom Helder, o arcebispo vermelho, perderia sua razão de existir. Por isso, ele e a miséria do Nordeste andavam de mãos dadas.

ESTRATÉGIA – O truque do PT e associados é o mesmo: destruir a economia, acuar o mercado, alimentar uma parceria com os bilionários oligopolistas a fim de manter o país miserável e, assim, garantir seu curral eleitoral.

Como o velho coronelismo nordestino – conheço bem a região: sou nascido no Recife e vivi muitos anos na Bahia –, o PT e associados têm na miséria e na dependência da população seu capital.

Mas quero falar de outras dimensões da tragédia que nos cerca caso o PT retome o poder. Desta vez, o projeto “a Venezuela é aqui” se organizará de forma mais concreta.

JUSTIÇA NA MÃO – O Poder Judiciário, já em grande parte na mão da “malta” do PT, servirá ao partido de forma sincera e submissa, destruindo a autonomia da Justiça. Esse processo já está em curso, mas foi, temporariamente, barrado pelo percalço do impeachment e de alguns poucos setores não petistas do Poder Judiciário.

O Legislativo se acomodará, como sempre, a quem manda. O mercado também se acomodará, servindo, de novo, ao coronel Lula ou a algum genérico que o represente. Eliminarão qualquer elo na sua cadeia produtiva que suje seu nome –da empresa, quero dizer– junto à Nomenclatura.

DEVASTAÇÃO – Quanto à inteligência pública, essa será devastada. Perda de empregos, contratos, espaços nos veículos, com a bênção da quase totalidade das Redações e editorias. Se não apenas para eles mesmos não perderem empregos, contratos e espaços, também, e principalmente, porque a quase totalidade das Redações e editorias são petistas ou similares.

Nas universidades e nas escolas, a festa. Reforço absoluto da patrulha ideológica de forma orgânica, com apoio da Capes e de sua plataforma Sucupira.

A classe artística fará festivais para comemorar o retorno ao poder dos “progressistas” que dão dinheiro para eles gastarem até acabar. E, quando o dinheiro acabar, como acabou no Dilma 2, os “progressistas” sairão do poder, darão um tempo para os “conservadores” fazerem o trabalho sujo de reorganizar a economia e, quando a casa estiver um pouco mais organizada, voltarão ao poder para gastar tudo de novo.

HEGEMONIAS – Vivemos duas formas de hegemonia do PT e associados no Brasil: a hegemonia da miséria e do discurso populista de cuidado com ela e a hegemonia do pensamento público e de suas instituições.

A diferença entre o PT de antes do impeachment e o PT de agora será que antes ele ainda fazia pose de defensor das liberdades. Agora, ele perderá a pose e destruirá todo o tecido de liberdade de expressão no país.

E mais: a vitória de Lula em 2018 será a prova definitiva de que os eleitores não estão nem aí para suspeita de corrupção pairando sobre qualquer que seja o candidato. Todo esse mimimi ao redor da Lava Jato ficará claro como mimimi.

DANE-SE A CORRUPÇÃO – Ninguém está nem aí para isso. A começar pelos intelectuais, professores, artistas e integrantes de grande parte do Poder Judiciário. O combate à corrupção é (quase) uma farsa. Depressão, ressentimento, medo e vingança serão os afetos que definirão 2019.

ERA DAS TREVAS – As universidades, entidades quase absolutamente monolíticas e autoritárias, celebrarão a queima total de seus adversários internos e externos. Os alunos, coitados, ou aderirão à retomada vingativa do poder por parte do PT, ou perderão bolsas, vagas e carreiras.

E chegará a vez de as Forças Armadas também serem cooptadas pela hegemonia petista. Uma vez cooptada, como na Venezuela, a regressão ao paleolítico estará plenamente realizada.

O controle da mídia, em nome da “democracia”, implicará o silêncio imposto a todos que quiserem pagar suas contas.

(Artigo enviado por Celso Serra)

Morre a cantora Angela Maria, aos 89 anos, em São Paulo

Publicado em 30/09/2018 - 08:22 e atualizado em 30/09/2018 - 13:31

Por Agência Brasil Brasília

Aos 89 anos, morreu em São Paulo, a cantora Angela Maria. Ela estava internada há 34 dias, no Hospital Sancta Maggiore em decorrência de um quadro de infecção. O velório e o enterro ocorrerão hoje (30) no Cemitério Congonhas. De acordo com a família, foi um período de sofrimento para a artista.

A cantora morreu na noite deste sábado (29). Em um vídeo, publicado no Facebook, Daniel D’Angelo, marido da cantora, Alexandre, um dos quatro filhos adotivos do casal, e um assessor confirmaram a morte e pediram orações. Também afirmaram que jamais deixarão a estrela dela apagar.

Angela Maria, conhecida como a Sapoti, foi uma das rainhas do rádio e de estrondoso sucesso entre os anos de 1950 e 1960, em um vídeo no Facebook. "É com meu coração partido que eu comunico a vocês que a minha Abelim Maria da Cunha, a nossa Angela Maria, partiu, foi morar com Jesus", disse Daniel D’Angelo.

Vida
Angela Maria, nasceu em Conceição de Macabu, no Rio de Janeiro. Foi operária e teve várias atividades profissionais, mas sempre quis seguir carreira artística. Mas jamais deixou de cantar.

A artista se consagrou na era dourada do rádio, tornando-se uma referência ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran. Recentemente, a cantora disse que gravou 114 discos e vendeu aproximadamente 60 milhões de exemplares.

Em 2012, tentou seguir carreira política. Candidatou-se a vereadora da cidade de São Paulo, mas não se elegeu. Há três anos foi lançada a biografia “Angela Maria: a eterna cantora do Brasil”, escrita pelo jornalista Rodrigo Faour, que reuniu depoimentos e relatos da cantora.

Temer e Minc manifestam pesar
Por meio da rede social Twitter, o presidente Michel Temer expressou condolências. “Lamento a morte da cantora Ângela Maria, a nossa Rainha do Rádio, um dos ídolos que tanto influenciou grandes nomes da Música Popular Brasileira. Meus sentimentos à sua família e amigos”, postou Temer.

Em nota oficial, o Ministério da Cultura (Minc) citou alguns dos principais sucessos de Ângela Maria e também lamentou sua morte. “O Ministério da Cultura manifesta sinceros sentimentos de pesar à família, amigos, colegas e admiradores do trabalho da cantora, uma das maiores vozes da música brasileira”, mencionou a pasta.

Texto ampliado às 13h31
Edição: Davi Oliveira
Agência Brasil

XXXXXX

Angela Maria
Período em atividade 19482018
Página oficial Site Oficial

Angela Maria, nome artístico de Abelim Maria da Cunha (Conceição de Macabu, Estado do Rio de Janeiro, 13 de maio de 1929 – São Paulo, 29 de setembro de 2018), foi uma cantora e atriz brasileira, expoente da Era do Rádio e considerada dona de uma das melhores vozes da MPB.

Intérprete de canções como Babalu (Margarita Lecuona), Gente Humilde (Garoto/Chico Buarque/Vinicius de Moraes), Cinderela(Adelino Moreira) e Orgulho (Waldir Rocha/Nelson Wederkind), serviu como fonte de inspiração para artistas como Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Cesária Évora e Gal Costa, além de ter sido, comprovadamente pelo Ibope, por um longo período, a cantora mais popular do Brasil e conquistado a admiração de personalidades como Édith Piaf, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Amália Rodrigues e Louis Armstrong.
Wikipédia.

sábado, 29 de setembro de 2018

STJ reconhece rescisão com provedora de internet por velocidade

Publicado em 29/09/2018 - 14:10

Por Jonas Valente - Repórter da Agência Brasil Brasília

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu nesta semana a legalidade da rescisão de contrato do serviço de conexão à internet, sem multas e encargos, por divergências na velocidade mínima. A ação foi movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), mas a decisão é válida em todo o território nacional.

O questionamento do Ministério Público, feito em 2009, alegou que a empresa em questão (NET Serviços) não divulgava de maneira adequada o fato de a velocidade real da conexão ser bem inferior ao anunciado em suas peças publicitárias. Na época, o mínimo exigido era 10% da taxa de velocidade anunciada. Mas os percentuais foram alterados a partir de 2011, com a edição de um regulamento de qualidade pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, lembrou que o Código de Defesa do Consumidor estabelece como direito dos cidadãos na contratação de um serviço o recebimento de informações adequadas, sobre suas condições, preço e características. A ministra entendeu que a publicidade da empresa mencionava a possibilidade de variações da velocidade, não devendo a prestadora de serviços ser obrigada a garantir a taxa de conexão máxima anunciada.

Internet - Arquivo/Agência Brasil

“A publicidade não lhe gera expectativa legítima de que sua velocidade será sempre aquela denominada ‘velocidade nominal máxima’”, analisou. Por outro lado, uma vez que as informações disponibilizadas eram insuficientes, deveria ser garantido ao consumidor o direito de desistir da contratação sem ônus.

“O consumidor pode se arrepender de contratar um serviço que tenha um percentual mínimo de garantia de velocidade que não lhe foi informado e que não lhe agrade. A proteção à sua boa-fé e à sua confiança reside, portanto, no reconhecimento do direito de rescindir o contrato sem encargos, por não desejar receber o serviço em que a velocidade mínima que lhe é garantida – e não informada na publicidade – é inferior às suas expectativas”, avaliou a relatora.

Repercussão
Segundo o coordenador do programa de direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Zanatta, a decisão abre espaço para que consumidores em situação semelhante possam reivindicar na Justiça o direito ao cancelamento sem a necessidade de pagamento de taxas ou multas.

“Consumidores que tenham a verificação de que a sua velocidade está muito abaixo do que aquilo que era ofertado e que, se nas ofertas, tiver essa menção à velocidade nominal máxima, e se sentir frustrado, tem o direito de rescindir o contrato por publicidade enganosa por omissão”, explicou à Agência Brasil.

Velocidades mínimas
A Anatel estabeleceu, em regulamentos de qualidade, percentuais mínimos da velocidade contratada que provedores de acesso à internet precisam garantir. Tanto no caso da banda larga fixa quanto na móvel, a velocidade instantânea deve ser de no mínimo 40% do contratado em pelo menos 95% dos testes realizados. Já a velocidade média deve ficar em pelo menos 80% do índice contratado no provedor do serviço.

Os testes são realizados pela Agência e pela Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ). Os usuários que quiserem verificar a velocidade real podem fazê-lo por meio de medidores disponibilizados no site Brasil Banda Larga, mantido pela EAQ e pela Anatel. Caso o usuário verifique que o desempenho está abaixo do exigido pelas regras, pode entrar com uma reclamação na empresa, na Anatel ou acionar o Ministério Público ou a Justiça.

Edição: Graça Adjuto
Agência Brasil

Alto dos Passos recebe edição especial do “Bem Comum Lazer” neste domingo

JUIZ DE FORA - 28/9/2018 - 18:45

Neste domingo, 30, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) fará intervenções no trânsito da região central, e, excepcionalmente, na Rua Dom Viçoso, no Alto dos Passos, para uma edição especial do “Bem Comum Lazer”. Das 7 às 13 horas, a pista central da Avenida Rio Branco, no trecho entre a Rua Doutor Romualdo e a Avenida Doutor José Procópio Teixeira, além da Rua Dom Viçoso, no trecho entre as ruas Severiano Sarmento e Barão de Aquino, ficarão interditados ao trânsito de veículos.

Os ônibus que circulam no sentido bairros Manoel Honório/Bom Pastor deixarão a faixa central no cruzamento da Avenida Rio Branco com Avenida Presidente Itamar Franco, utilizando a lateral. No sentido inverso, retornarão à pista central no cruzamento com a Rua Doutor Romualdo. Os pontos de parada na pista lateral serão em frente aos atuais da pista central.

Já os ônibus da linha Mundo Novo, durante o evento, farão o seguinte trajeto:

Linha 111
Sentido Santa Terezinha / Mundo Novo: ruas Moraes e Castro, Pedro Botti, Vieira Pena, Onofre Mendes, José do Patrocínio.

Sentido Mundo Novo / Santa Terezinha: ruas José do Patrocínio, Pedro Botti, Vieira Pena, Barão de São Marcelino, Avenida Rio Branco.

Linha 112 e 115
Sentido Santa Terezinha / Mundo Novo: ruas Moraes e Castro, Pedro Botti, Vieira Pena, Professor Francisco Sobral, José Lopes Filho, Augusto Braga (ponto final).

Sentido Mundo Novo / Santa Terezinha: sem alteração.

* Informações com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.
Portal PJF

PM da reserva e esposa morrem em acidente na BR-381, no Vale do Aço em Minas Gerais

Por G1 Vales de Minas Gerais

29/09/2018 11h58 
Casal morreu após motocicleta em que eles estavam colidir contra um carro na BR 381 — Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação

Um policial militar da reserva e a esposa dele morreram em um acidente de trânsito na manhã deste sábado (29) na BR-381, na saída de Ipatinga para Belo Horizonte, no Vale do Aço. De acordo com as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, o 2° sargento Edílson José de Souza, de 49 anos, e sua esposa, Vilma dos Santos Monteiro, de 53, morreram após a motocicleta em que eles estavam colidir contra um carro.

Segundo os bombeiros, o casal ia de Timóteo para Ipatinga, quando a motocicleta em que eles estavam colidiu de frente com um carro que vinha na contramão. As duas vítimas morreram no local. O condutor do carro não teve ferimentos e s causas do acidente serão investigadas.

O corpo das vítimas deve ser encaminhado ao Instituto Médico Legal de Ipatinga ainda neste sábado (29).

Resultado da Extração nº 5323 da Loteria Federal de 29/09/2018


Extração nº 5323, realizada neste sábado(29), às 19h00 (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte, na cidade de Palmas/PR, Rua José Joaquim Bahis, nº 1608 – Alto da Glória, sob a supervisão e responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
1º Prêmio: 6 5634
2º Prêmio: 5 4047
3º Prêmio: 5 6384
4º Prêmio: 3 9962
5º Prêmio: 2 6911
XXXXXXXX
* 938    ** 320

Datafolha para governo de Minas: Anastasia, 33%; Pimentel, 24%; Zema, 9%

postado em 28/09/2018 19:32
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (28) aponta o senador Antonio Anastasia (PSDB), com 33% das intenções de voto, em primeiro lugar na corrida pelo governo de Minas. Em segundo lugar está o governador Fernando Pimentel (PT), que tenta a reeleição, com 24%. Em terceiro lugar está Romeu Zema (Novo), com 9% da preferência do eleitor. 

Em comparação com o levantamento anterior do Datafolha, a diferença entre Anastasia e Pimentel caiu 1 ponto percentual – o tucano tinha 33% e o petista tinha 23%. O candidato do Partido Novo cresceu dois pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior. 

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira foi encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.384 eleitores de 67 municípios do estado. O levantamento do Datafolha foi feito entre 26 e 28 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Em quarto lugar na corrida pelo Palácio da Liberdade está o candidato do MDB, deputado Adalclever Lopes, com 4% das intenções de voto, seguido elo candidato da Rede, João Batista Mares Guia, e do PSOL, Dirlene Marques, e do PSTU, Jordano Metalúrgico, com 1% cada. Alexandre Flach, do PCO, e Claudiney Dulim, do Avante, não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 17% e 9% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. 

Na simulação de segundo turno, Antonio Anastasia tem a preferência de 46% dos eleitores ouvidos, enquanto Fernando Pimentel tem o apoio de 31% das intenções de voto. Outros 19% afirmaram que votam em branco ou nulo e 4% não sabem em quem votar. 

O Datafolha mediu também a rejeição dos candidatos, em que o eleitor diz em quem não votaria de jeito nenhum. Fernando Pimentel tem rejeição de 41%, enquanto Antonio Anastasia é rejeitado por 28% dos entrevistados.

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/09/28/interna_politica,992676/datafolha-para-governo-de-minas-anastasia-33-pimentel-24-zema.shtm

Saiba quem pode e quem não pode votar. Voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos

Eleitores são obrigados a votar no Brasil |
Foto: Agência Brasil / Divulgação

Agência Brasil 
28/09/18 - 15h30

Em outubro, os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais. Saiba quem pode e não pode votar nas eleições:

Quem pode votar
- O voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos.

- Os presos provisórios e os adolescentes internados, desde que tenham tirado o título de eleitor e estejam em dia com a Justiça Eleitoral. também têm o direito de votar, por não estarem com os direitos políticos suspensos (inciso III do artigo 15 da Constituição Federal).

Quem não pode votar
- Quem está com o título cancelado por não ter justificado ausência em três eleições consecutivas. No caso das ausências, cada turno de um pleito é considerado como uma eleição isolada.

- Quem perdeu o prazo para justificação e não pagou a multa pela irregularidade.

- Cidadãos que estão com os direitos políticos suspensos.

- Quem não participou da revisão biométrica obrigatória no município em que vota.

- Aqueles que não tiraram o título de eleitor até o dia 9 de maio nem regularizaram sua situação perante a Justiça Eleitoral.

- Eleitores cujos dados não estejam no cadastro de eleitores da seção constante da urna, ainda que apresente título de eleitor correspondente à seção e documento que comprove sua identidade. A regra consta do parágrafo 6º do Artigo 111 da Resolução TSE nº 23.554/2017, que trata dos atos preparatórios para as eleições 2018. Nessa hipótese, a mesa receptora de votos deverá registrar a ocorrência em ata e orientar o eleitor a comparecer ao cartório eleitoral a fim de regularizar sua situação.

Voto facultativo
- Para jovens com idade entre 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

Onde votar?
No dia 7 de outubro, o eleitor apto pode ir à sua seção eleitoral das 8h às 17h e votar, de acordo com o horário local. O título de eleitor traz a zona eleitoral e a seção em que o eleitor vota.

Quem perdeu o título consegue saber o número do documento no site do TSE. Basta informar o nome, data de nascimento e o nome da mãe.

O eleitor em situação regular também pode obter a via digital do título. O aplicativo e-Título, está disponível para smartphones e tablets. Caso o eleitor já tenha feito o recadastramento eleitoral com coleta de biometria, a versão do e-Título virá acompanhada da fotografia, o que permitirá sua identificação na hora do voto. Neste caso, bastará apresentar a versão digital do documento para votar.

Para quem ainda não fez o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nessa hipótese, o eleitor está obrigado a levar um documento oficial de identificação com foto.

Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor para votar. O eleitor deve se dirigir à sua seção eleitoral e apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). 

https://www.otempo.com.br

Alunos da rede pública receberão livros literários a partir de 2019

Publicado em 28/09/2018 - 07:30

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil* São Paulo

Estudantes da rede pública receberão livros de literatura em 2019, além do material didático, de acordo com o novo formato do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário (PNLD). A escolha das obras pelas escolas credenciadas ainda não foi iniciada e deve ocorrer em outubro.

De acordo com o Ministério da Educação, a escolha será feita pelas escolas, a partir de uma lista, e levará em conta a opinião dos professores e diretores de escola. No catálogo para o ensino médio, estão livros como a biografia da paquistanesa Malala - a mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz; o clássico de ficção Admirável Mundo Novo, de Aldous Juxley; e poemas de Cecília Meireles.

Até este ano, o programa destinava as obras literárias apenas para as bibliotecas e para serem usadas em salas de aula. A previsão é que os estudantes recebam os dois livros literários.

Alunos de escolas públicas vão receber dois livros literários em 2019 - Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

Para a assessora de projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, é importante o aspecto individual da leitura, mas o papel didático da biblioteca não se deve ser esquecido. Ela defende que a escolha dos livros deve ser a mais democrática possível, envolvendo não só os professores, como prevê o programa, e que os alunos também sejam consultados.

“Sempre falamos da necessidade sobre o processo de gestão democrática dentro da escola. Então, a escolha dos livros didáticos também tem que passar por isso, existe todo um trabalho que é feito e pensado para que as escolas possam ter de fato gestão democrática”, disse. “Se os professores, os diretores, os coordenadores pedagógicos puderem discutir com os estudantes a escolha dos livros de literatura e também os livros didáticos, isso sempre é muito mais frutífero porque uma gestão democrática gera apropriação de cultura, então gera educação e aprendizado”, acrescentou.

Na avaliação de Cândido Grangeiro, sócio de uma pequena editora que teve livros escolhidos para o catálogo literário do programa, houve conquistas com o novo modelo. “Isso é uma conquista enorme [o livro ficar com o estudante] porque o aluno tem um acesso maior à literatura”, disse, ressaltando ser mais um incentivo para publicações no mercado editorial.

Os professores terão acesso a um guia com resenhas das obras selecionadas pelo programa e a escolha será feita após uma reunião de professores e diretoria da escola. Ainda de acordo com as regras, uma mesma editora não poderá ter dois livros escolhidos. As obras serão devolvidas às escolas depois do período de um ano para reutilização. Cada editora pode inscrever quatro obras para serem selecionadas para o catálogo.

O PNLD não permite que as editoras, com obras selecionadas para o catálogo, façam ações promocionais, distribuam brindes ou visitem as escolas. Grangeiro alerta para um disputa desigual entre as grandes e pequenas editoras. “Essas editoras [grandes] trazem toda uma tradição de chegada, um poder comercial mesmo, tem distribuidor, tem dinheiro, enfim, de chegar nas escolas e conseguir concentrar todas as adoções [de livros]. As editoras pequenas não dominam esse universo comercial, nem tem recursos financeiros para esses estudos. A disputa é extremamente desigual”, disse.

Sobre a questão, o MEC foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou até a publicação.

*Colaborou Nelson Lin, da Rádio Nacional

Saiba mais

Edição: Carolina Pimentel
Agência Brasil

Estudando Platão e Sócrates, sentimos vergonha da Política brasileira

Posted on setembro 29, 2018 by Tribuna da Internet


Antonio Rocha

As tradicionais definições de Política sempre me incomodaram, via-as como incompletas. Por exemplo, o que normalmente se diz é que “política é a arte da negociação”, isso, na verdade justifica o balcão de trocas e negociatas, do toma lá dá cá, o que, a meu ver, favorece as falcatruas que sempre lemos nas mídias. E infelizmente, a contragosto, aceitamos, porque o mal já se banalizou.

Outra definição é a de Lênin: “Política é a arte de tornar possível o impossível”. E isto justifica o que muitos apregoam como verdadeiro milagre: um torneiro mecânico, um operário tornou-se presidente da República. Mas, segundo penso, fez dois governos sofríveis, em seguida ajudou a Lula II, também conhecida como Dilma e estamos às vésperas de vermos o Lula III Haddad chegar ao trono. E fez conchavos com Maluf e outros que tais da política nacional. Nada de novo no front social.

PRECE DISTORCIDA – Tem outras definições de Política por aí… lamentavelmente distorceram a conhecida Prece atribuída a São Francisco de Assis, e foi assim que surgiu mais uma frase conhecida: “É dando que se recebe”.

Finalmente, a Filosofia me socorre e aprendi a definição de Política do grande pensador grego Platão (428-348 a.C.). Gostei, pois está próxima da Filosofia Budista e chegamos à conclusão de que a chamada política pequena, que muitos escrevem com minúsculas, é a Política do Mal, e a grande política que escrevem com maiúsculas é a Política do Bem.

Nada a ver com religião, são termos constantes em um bom Dicionário de Oxford de Filosofia, editora Zahar, Simon Blackburn, 1997. E independem de esquerdas, direitas ou centros. É da natureza humana dos que praticam as políticas.

DIZIA SÓCRATES – No texto clássico “Alcibíades”, Platão escreve o diálogo entre este jovem e Sócrates. O rapaz quer entrar para a política e o velho Sócrates o aconselha. (Há uma edição portuguesa de 1980, editora Inquérito. A editora da Universidade Federal do Pará também publicou as duas conversas em um único volume: “Alcibíades I e Alcibíades II”.)

As definições são completamente opostas ao que vemos hoje na prática dos parlamentos nacionais: federal, estaduais e municipais. Mas não podemos generalizar, há exceções.

Em seu Dicionário de Obras Filosóficas, Denis Huisman, Martins Fontes, 2000, lemos: “Ainda que escrito por um Platão relativamente jovem, ´Alcibíades I´ desperta grande interesse para o filósofo. Nele são encontrados alguns dos temas principais do pensamento platônico e mesmo da reflexão filosófica ocidental”.

CIÊNCIA DO BEM – Sócrates diz ao rapaz para “tomar consciência de sua verdadeira natureza, a saber, que ele, em primeiro lugar é uma alma”. E o venerável sábio grego fala de política, moral, conhecimento, virtude. Sócrates chama estes itens de “Ciência do Bem” que supõe o discernimento entre o “justo, o injusto e o útil”.

Em outro livro: “100 Obras-Chave de Filosofia”, editora Vozes, 2010, encontramos: “O homem político é o homem virtuoso que propaga a virtude”. E continua: “Política não é uma ciência, ela é como a medicina, uma arte, arte de equilibrar os humores, de encontrar o bom regime, de tecer laços sãos e sólidos entre os cidadãos”.

Sócrates transmite a Alcibíades sua reflexão máxima: “Conhece-te a si mesmo”, mas isso implica recentrar-se no essencial, naquilo que nos assemelha aos deuses. “Conhece-te a si mesmo é aproximar-se do Divino cultivando o Bem”.

E quem é o político que faz isso hoje, que age assim?

Facebook confirmou que 50 milhões de contas foram atacadas. Saiba o que fazer

28 set 2018 18:12

O ataque terá sido descoberto na terça feira, mas só esta tarde o Facebook confirmou que foram atingidas 50 milhões de contas de utilizadores da rede social. Saiba o que tem de fazer se a sua conta pertencer a este "lote".

Esta é uma das maiores falhas de segurança da rede social, mas como confirmaram os responsáveis ainda não se conhece a origem da vulnerabilidade, que já estará resolvida. Um post na área de notícias explica o que aconteceu e mostra que este é um assunto que está a ser levado muito a sério pela equipe.

Segundo o diretor de operações do Facebook, o problema foi descoberto pela equipe de engenharia na tarde de terça - feira, dia 25 de setembro, e afetava perto de 50 milhões de contas. "Estamos a levar isto de forma muito séria e queremos que toda a gente saiba o que aconteceu e as ações imediatas que tomamos para proteger a segurança dos utilizadores", escreve Guy Rosen, vice presidente de gestão de produto.

A investigação ao ataque ainda é recente e por isso ainda não é possível apurar mais pormenores, nomeadamente quem é o autor ou de que país provêm. Mas o que já é claro é que os atacantes exploraram uma vulnerabilidade no código do Facebook que tem impacto na funcionalidade "ver como" que permite que os utilizadores verem a forma como o seu perfil aparece a um visitante. Isto permitiu que os hackers tivessem acesso aos tokens utilizados para se autenticarem nas contas.

Mais de 90 milhões de utilizadores do Facebook foram hoje obrigados a fazer log out nas suas contas, como medida de precaução, o que abrangeu as 50 milhões de contas afetadas e mais 40 milhões que tinha sido sujeitas a uma revisão da funcionalidade "View as" no último ano. Depois de terem sido desligados das suas contas, e de terem voltado a autenticar-se, estes utilizadores receberam uma notificação no Feed de Notícias a explicar o que aconteceu.

A equipe do Facebook diz que ainda não sabe se as contas e os tokens já foram utilizados pelos hackers e se estes conseguiram aceder a alguma informação. "Estamos a trabalhar arduamente para entender melhor estes detalhes e vamos atualizar este post quando tivermos mais informação, ou se os fatos mudarem", explica Guy Rosen.

Se forem encontradas mais contas comprometidas será feito também o reset dos tokens, desligando os utilizadores temporariamente nos browsers e apps.

Ainda assim os responsáveis do Facebook dizem que não há nenhuma razão para que todos os utilizadores mudem as suas passwords. E que quem tiver dificuldades em voltar a fazer log in por ter esquecido a password deve visitar o centro de ajuda.

Depois do escândalo da Cambridge Analytica o Facebook tornou-se muito mais cauteloso com as questões da segurança e privacidade, até porque as regras da regulação estão a apertar, especialmente com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização às 19h00.




https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/facebook-confirmou-que-50-milhoes-de-contas-foram-atacadas

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Contas de luz continuam com tarifa mais alta em outubro

Publicado em 28/09/2018 - 18:35

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (28) que vai manter a cobrança extra na conta de luz no patamar mais alto em outubro.

Desde junho, as contas de luz estão na bandeira vermelha, patamar 2, o que acarreta cobrança extra de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a agência, a cobrança será mantida porque ainda são desfavoráveis as condições hidrológicas e por causa da queda no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com a Aneel, apesar da queda do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), o cenário hidrológico foi desfavorável e não se vislumbrou melhora significativa do risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês). “O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, informou a agência.
Conta com bandeira vermelha incluem cobrança extra de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos - Arquivo/Agência Brasil

Nos quatro primeiros meses do ano, vigorou a bandeira verde, sem cobrança extra na conta de luz. Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh consumidos.

Em junho, quando decidiu adotar a bandeira vermelha no patamar 2, a Aneel disse que a decisão foi tomada em razão do fim do período chuvoso e da redução no volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Sistema

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3 a cada 100 kWh; no 2, de R$ 5.
Dicas de economia

Para evitar aumento significativo nas contas, a Aneel faz algumas recomendações aos consumidores, entre as quais de banhos mais rápidos para quem usa chuveiro elétrico, e optar por temperatura morna ou fria.

A agência sugere também a diminuição no uso do ar condicionado e que, quando o aparelho for usado, não se deixem portas e janelas abertas. Além disso, é preciso manter limpo o filtro do aparelho. Outra sugestão é que o consumidor fique atento ao tempo em que a porta da geladeira fica aberta e que nunca se coloquem alimentos quentes em seu interior.

Outras dicas são juntar as roupas para serem passadas de uma só vez e não deixar o ferro ligado por muito tempo e, em caso de longos períodos de ausência de casa, evitar que os aparelhos fiquem no sistema stand-by (em espera). Nesse caso, o mais indicado é retirá-los da tomada.

Edição: Nádia Franco
Agência Brasil

Em liminar, juiz do TRF-3 proíbe que esfaqueador de Bolsonaro dê entrevistas

Adelio não vai ter as mesmas regalias de Lula

Deu no site Nocaute

No início da noite de ontem, quinta-feira (27), o Tribunal Regional da 3ª Região concedeu liminar em mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MS) determinando a suspensão da realização de entrevistas com Adélio Bispo dos Santos, autor do atentado contra o candidato à presidência Jair Messias Bolsonaro (PSL).

As entrevistas seriam dadas nesta sexta-feira (28) à revista Veja e ao SBT. O juiz Nino Toldo acolheu argumentos dos procuradores da República que alegaram, entre outros motivos, que as entrevistas ensejariam “indevida interferência no processo eleitoral em curso”.

PRUDÊNCIA – “O momento é de prudência, quer no interesse da sociedade em apurar corretamente o fato criminoso atribuído a Adélio Bispo dos Santos e, eventualmente, responsabilizá-lo por isso; quer do próprio investigado, que, segundo consta, foi transferido para o Presídio Federal de Campo Grande/MS em razão de grave risco à sua vida e integridade física”, escreveu o juiz de segunda instância Nino Toldo.

Para Toldo, “em princípio, a concessão de entrevistas e a realização de matérias jornalísticas com internos de estabelecimentos prisionais federais não se coadunam à própria razão de ser desses estabelecimentos”.

Toldo ressaltou também que não se sabe se existe ou não consentimento do preso em dar as entrevistas, sendo que Adélio pode sofrer de distúrbio mental. “Considero, ao menos neste juízo provisório, que a dúvida existente quanto à integridade mental de Adélio Bispo dos Santos é relevante para dirimir a questão trazida neste mandamus”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O juiz está certíssimo. Preso não tem de ficar dando entrevista. Sua defesa deve ser feita nos autos. No Supremo, Lewandowski mostrou que é realmente amigo de Lula e começou a liberar as entrevistas do presidiário. E vocês sabem como é. Depois que abriu a porteira, vai ser uma entrevista após a outra. (C.N.)Posted in Tribuna da Internet

Departamento de Justiça dos EUA divulga a corrupção de Lula, Dilma & Cia.

Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Deu no site Imprensa Viva

24 horas após celebrar os acordos de colaboração com a Odebrecht e a Braskem, Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro revelou ao mundo todas as informações constantes do acordo de delação da empreiteira que a Procuradoria Geral da República em Brasília vinha mantendo em sigilo.

Entre as informações divulgadas, o mundo ficou sabendo que a Odebrecht comprou uma Medida Provisória feita sob encomenda por um funcionário da empresa. A MP 470 assinada por Dilma com orientação de Lula e da própria Odebrecht garantiu benefícios para a Braskem relativos ao crédito prêmio de IPI e IPI Zero.

CRIVO DE LULA – O texto da MP foi elaborado por Maurício de Carvalho Ferro, da área jurídica da Odebrecht, e submetido a Nelson Machado, da equipe de Guido Mantega. Tudo passou pelo crivo do ex-presidente Lula e em troca, Guido pediu os R$ 50 milhões para a campanha de Dilma. No bolo da propina, Lula, Dilma e Antonio Palocci se fartaram. O documento do Departamento de Justiça confirma as conclusões do delegado Filipe Pace no relatório da Operação Omertà.

O DoJ, como é chamado nos EUA, deu um show de transparência, objetividade e rapidez, três pilares da Justiça eficiente. Informações consolidadas e claras sobre duas companhias brasileiras, a Odebrecht e a Braskem, foram organizadas de maneira que era desconhecida no Brasil, com Lula, Dilma e o PT vistos como uma organização criminosa perante o mundo

VALOR DA PROPINA – Quer saber quanto a Odebrecht pagou em propina no Brasil para políticos e funcionários públicos? Pergunte ao DoJ. Foi o equivalente a R$ 1,9 bilhão, pela cotação atual do dólar, ou US$ 599 milhões, de acordo com um documento que faz parte do acordo da Odebrecht.

Enquanto no Brasil, jornalistas de aluguel, políticos corruptos e juízes comprometidos atacam os vazamentos das delações, a postura do Departamento de Justiça Americano deixa claro que o Brasil ainda engatinha quando se compara com o modo americano de tratar crimes complexos, praticados por corporações do porte da Odebrecht.

ESCALA DE CORRUPÇÃO – As revelações sobre os esquemas de corrupção do PT com a Odebrecht demonstram uma escala de corrupção que assusta até os maiores especialistas acadêmicos no assunto. Os americanos são crus e diretos quando obtêm provas ou confissões. Crime é crime, com provas e sem vazamento até o fim da apuração.

O grau de corrupção durante os governos petistas de Lula e Dilma atingiram uma escala tão monstruosa, que a Odebrecht precisou comprar um banco em Antígua, no Caribe, para pagar propina quando outras instituições já não aceitavam operar com o volume de dinheiro sujo da empresa.

Resta saber se Lula, Dilma, os demais membros do PT e parte da imprensa conivente com o crime organizado no Brasil vão ter coragem de reclamar de “vazamento” com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

(Texto enviado por Jorge Béja)

Amigo de fé, irmão e camarada, Lewandowski autoriza Lula a dar entrevistas



Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Reynaldo Turollo Jr.
Folha

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a colunista Mônica Bergamo, da Folha, e Florestan Fernandes Filho, da Rede Minas e El País, a entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão. Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril, após ser condenado em segundo grau na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O despacho é desta sexta-feira ( dia 28) em uma reclamação feita pelo jornal. O argumento foi de que, a negar autorização para as entrevistas, a 12ª Vara Federal em Curitiba impôs censura à atividade jornalística e mitigou a liberdade de expressão, em afronta a decisão anterior do Supremo.

CONCLUSÃO – “Não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que a decisão reclamada [da Justiça em Curitiba], ao censurar a imprensa e negar ao preso o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que ‘não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares’, viola frontalmente o que foi decidido na ADPF 130/DF”, escreveu o ministro.

No julgamento da citada ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental), o Supremo garantiu “a ‘plena’ liberdade de imprensa como categoria jurídica proibitiva de qualquer tipo de censura prévia”.

AUTODEFESA -“O STF, em inúmeros precedentes, mesmo antes do julgamento da ADPF 130, já garantiu o direito de pessoas custodiadas pelo Estado, nacionais e estrangeiros, de concederem entrevistas a veículos de imprensa, sendo considerado tal ato como uma das formas do exercício da autodefesa”, afirmou Lewandowski.

“Ressalto, ainda, que não raro, diversos meios de comunicação entrevistam presos por todo o país, sem que isso acarrete problemas maiores ao sistema carcerário […] Portanto, permitir o acesso de determinada publicação e impedir o de outros veículos de imprensa configura nítida quebra no tratamento isonômico entre eles, de modo a merecer a devida correção de rumos por esta Suprema Corte”, concluiu.

O ministro determinou que a Justiça em Curitiba seja comunicada da decisão e que agende, em acordo com a Folha, a data da entrevista.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Amigo íntimo de Lula e da família da finada Marisa Letícia, Lewandowski deveria cumprir a lei, declarar-se suspeito e passar a decisão para outro ministro. Mas a verdade é que os ministros do Supremo “revogaram” informalmente as leis e regras que regulam a suspeição, mostrando que no Brasil a Justiça está mesmo esculhambada, apesar das exceções, que sempre existem, na graça de Deus. (C.N.)Posted in Tribuna da Internet