segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Irmãos de adolescente vítima de estupro pelo próprio pai serão ouvidos em inquérito em Juiz de Fora

Por Fellype Alberto e Roberta Oliveira, G1 Zona da Mata

20/08/2018 19h57 

A Polícia Civil abriu nesta segunda-feira (20) um inquérito para investigar o caso de um homem de 40 anos que foi preso em flagrante neste domingo (19), pelo estupro da filha de 16 anos, em Juiz de Fora. A apuração é feita pela delegada Ione Barbosa, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

De acordo com a delegada, nos próximos dias serão ouvidas testemunhas e os irmãos da vítima.

"Os irmãos da adolescente vão prestar depoimento e vamos apurar se eles também foram abusados pelo pai. O inquérito será finalizado no prazo de dez dias", informou.

A vítima disse para a Polícia Militar (PM) que era abusada há pelo menos dez anos e que era monitorada e ameaçada pelo pai para que não contasse a ninguém sobre os estupros sofridos.

O caso só foi descoberto após ela desabafar com as amigas, que se mobilizaram para ajudá-la e procuraram a PM. Como a vítima era monitorada pelo pai, ela e as amigas criaram uma mensagem em código para avisar e flagrar quando acontecesse o crime novamente.

O homem foi levado para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora.

Polícia Civil investiga homem suspeito de estuprar a filha adolescente em Juiz de Fora

Casos semelhantes
Neste ano, foram pelo menos outros três registros de caso de estupro de vulnerável onde o agressor era pai ou responsável pelas vítimas.



O segundo caso foi divulgado em 4 de junho, com a apresentação de um homem de 58 anos preso em 25 de maio suspeito de estuprar as filhas de 11 e 4 anos e a enteada de 16 em Juiz de Fora. Assim como o caso deste domingo (19), a criança desabafou com uma amiga da escola. A partir disso, houve a denúncia e a prisão.

Veja outros casos divulgados pelo G1

Números registrados
De acordo com os dados divulgados em abril pela PM, houve queda dos casos de estupro de vulnerável consumados no primeiro trimestre deste ano - cinco – contra 16 em 2017. E foram seis estupros consumados em 2018, contra cinco neste ano.

Dados divulgados pelo Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico Ocupacional e Sexual (Parbos) da Prefeitura de Juiz de Fora apontam que 87% das vítimas de estupro na cidade são menores de idade. Conforme o levantamento entre janeiro e junho deste ano, foram 85 casos, sendo que em 74 deles as vítimas tinham menos de 18 anos. Em toda a região de Juiz de Fora, foram 108 casos nos seis primeiros meses de 2018. No ano passado, foram 230. Desses, 182 envolviam menores.

O ano de 2017 terminou com crescimento de 39,39% nos registros de estupros de vulnerável em Juiz de Fora, conforme os balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário