quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa na segunda-feira, dia 6

JUIZ DE FORA - 2/8/2018 - 17:15
Terá início na segunda-feira, 6, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite (paralisia infantil), que, em Juiz de Fora, será realizada nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs), no Pronto Atendimento Médico (PAM-Marechal) e no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). Devem ser vacinadas crianças maiores de um ano e menores de cinco. A campanha vai até 31 de agosto. O “Dia D” será no sábado, 18.

Este ano, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e Ministério da Saúde (MS), a vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as crianças menores de cinco anos devem tomar uma dose da vacina, mesmo aquelas que já receberam as duas doses contra o sarampo, previstas no calendário vacinal.

Com relação à vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, há contraindicação para pessoas imunodeprimidas, cujo sistema imunológico esteja enfraquecido ou apresente registro de imunodeficiências congênitas ou adquiridas (clínica ou laboratorial grave), infectadas pelo HIV e com taxas de CD4 (células do sistema imunológico) menor que 15%, gestantes e pessoas com alergia grave aos componentes da fórmula.

Paralisia infantil
A poliomielite protege contra a paralisia infantil e deve ser tomada aos dois, quatro e seis meses, quando é aplicada a polio inativada injetável. Após estas três doses, a criança deve tomar o primeiro reforço da polio oral aos 15 meses e o segundo aos quatro anos. Este é o esquema vacinal obrigatório. No entanto, toda vez que tiver uma campanha, todas as crianças com até cinco anos incompletos devem tomar um reforço das gotinhas, mesmo já tendo concluído este esquema.

Esta vacina é contraindicada apenas nos casos de crianças portadoras do vírus HIV ou que sejam contatos de pessoas soropositivas ou que tenham tido alergia grave à dose anterior.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7389 / 7123.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário