domingo, 12 de agosto de 2018

A MESMA VELHA ESTÓRIA DE SEMPRE

12AGO2018


Considero fantástico como todas as estórias são extremamente parecidas! Eles nunca aprendem.

Tudo começa com uma multidão de gente muito parecida com uma manada de carneiros. Todos com uma imensa preguiça de pensar e desejando apenas que apareça um líder para lhes dizer para que direção seguir e de que forma. A esta espécie de imbecilização coletiva convencionou-se dar o nome de “IDEOLOGIA”. Até o termo IDIOTA vem daí, já que “idios”, em grego, quer dizer: O mesmo.

Em seguida, e como consequência, aparece sempre um gaiato, um pouco mais esperto e que sente imenso prazer em mandar na vida dos outros. São aqueles seres imbuídos daquela ânsia que o filósofo alemão chamou de “Vontade de Poder”.

Dizia o psicólogo Wilhelm Reich que esse tipo de gente sofreria de uma patologia sexual. Seriam casos de deformação da libido. Não conseguiam foder direito, em casa, partiam para foder a população e a nação. Sei lá! Vá querer entender…

O que eu sei é que esse tipo de gente começa assumindo a liderança da manada e, consequentemente, também o poder; seja por meios violentos, seja por meios democráticos. A partir daí é que a coisa toda começa a desandar: Em pouco tempo, de tanto serem bajulados por uma coorte de puxa-sacos e baba-ovos, passam a ser possuidores de um fortíssimo sentimento de que são eminentemente superiores aos seus comandados e que, por conta disso, são também plenamente merecedores de todos os mimos e regalias que o dinheiro pode comprar, muito especialmente quando este dinheiro foi arrecadado junto à multidão passiva de abestalhados que ele comanda. Conforme dizia Bakunin, em seu famoso panfleto de 1867, “Power Corrupts the Best”, “O Estado nada mais é que a dominação e a exploração, regulamentada e sistematizada”. Incrível como esta descrição tem se aplicado ao longo da história humana. Os que quiserem ler o texto todo, podem acessar clicando aqui. Vale a pena! A etapa seguinte é a população ir enchendo o saco com os desmandos do tiranete e ir aumentando os protestos, enquanto este se aferra cada vez mais ao poder e aumenta a repressão. Ao final, o governo do tirano se parece mais com uma camisinha: SÓ DESENROLA NO PAU! A turba parte para a ignorância e trucida o crápula. Vamos aos exemplos:

1. Comecemos com o assassinato de Júlio César, em 15 de março de 44 a.c. O grande chefe militar e ditador de Roma foi esfaqueado por membros do senado devido às suas atitudes imperiais e autocráticas. Entre seus assassinos estava até Brutus, seu filho adotivo.

2. Outro ditador que ficou na história foi Robespierre, o grande promotor da revolução francesa. Foi degolado em 28 de julho de 1794, na Place de la Concorde. Ele havia assumido poderes ditatoriais. Calcula-se que o terror jacobino causou dezenas de milhares de vítimas. Em apenas 49 dias, executou 1.400 pessoas. No final, o terror engoliu os terroristas.

3. Vindo para tempos mais próximos, temos uma longa relação de tiranos que, inebriados pelo poder, passaram a adotar atitudes ditatoriais e terminaram devidamente despachados para o inferno. Comecemos pela Romênia. O tirano Yon Antonescu foi fuzilado em 1 de junho de 1946. Dentre as inúmeras acusações, destacava-se a traição ao povo Romeno por ter se aliado aos alemães de Hitler.

4. Na virada seguinte, o próximo ditador romeno a ser fuzilado foi Nicolae Ceaucescu. O caso não foi nem um pouco diferente dos demais: Repressão brutal, culto à personalidade, genocídio de seu próprio povo, roubalheira desbragada, contas no exterior, vida de luxo e fausto, ruína econômica do país e, ao final, derrubada do poder e morte ignóbil. Morreu fuzilado em 25 de dezembro de 1989, juntamente com sua esposa.

5. Na vizinha Áustria, Arthur Seyss-Inquart serviu como chanceler após a renúncia de seu antecessor por pressão dos nazistas. Em dois dias, 11 a 13 de março de 1938, assinou atos legais que deram aparência de legalidade à anexação pela Alemanha nazista. Foi enforcado em 16 de outubro de 1946, por decisão do Tribunal de Nuremberg.

6. Na Hungria, foram também dois tiranos a serem mortos. O primeiro, fuzilado, foi o Ex-Primeiro Ministro László Bárdossy, em 10 de janeiro de 1946. Sua condenação por um tribunal militar húngaro se deu devido o papel fundamental que desempenhou na nazificação do país e pelas atrocidades cometidas. O outro, Ferenc Szálasi, foi enforcado em 12 de março de 1946. Ocupou o cargo de Primeiro Ministro com poderes ditatoriais assegurados pelos nazistas. Era o representante máximo do nazismo na Hungria e cometeu incontáveis atrocidades.

7. A vizinha Eslováquia também passou por situação semelhante. À revelia dos anseios da maioria da população, Jozef Tiso – um padre católico, assumiu poderes ditatoriais durante toda a guerra (de 1939 a 1945), sempre suportado por tropas nazistas. Ao final da guerra, foi condenado pela prática de crimes contra a humanidade e enforcado em Bratislava, a 18 de abril de 1947.

8. A mais célebre das execuções foi a de Mussolini, juntamente com outros líderes fascistas. Ocorreu o fuzilamento em 28 de abril de 1945, em um posto de gasolina da cidade de Milão. Depois de fuzilados, os corpos ficaram expostos, pendurados de cabeça para baixo e sujeitos à execração pública de uma multidão de milhares de pessoas.

9. Em tempos mais atuais, no Afeganistão, tivemos o linchamento pelos Talibãs de Mohammad Najibullah, em 27 de setembro de 1996, como “paga” pelas atrocidades por si cometidas enquanto comandava a Polícia Secreta e enquanto serviu como Primeiro Ministro.

10. Outros que tiveram de encarar a ira das respectivas populações foram: a) o ditador Líbio, Muamar Kadafi, em 20 de outubro de 2011 b) O ditador da Libéria, Samuel Doe, em Monróvia, aos 12 de setembro de 1990. c) O ditador do Iraque, Saddan Husseim, em 30 de dezembro de 2006. d) Salvador Allende, morto no Chile em 11 de setembro de 1973.

A lista aqui apresentada poderia se prolongar indefinidamente. Eles nunca aprendem!

Os próximos, na fila dos mais cotados a virarem sarapatel de ditador ao molho pardo, são:

a) Daniel Ortega, da Nicarágua.

b) Nicolás Maduro, da Venezuela.

Mas….E o bebum de Garanhuns? O eneadáctilo?

Na minha modesta opinião, É CARTA TOTALMENTE FORA DO BARALHO! Ele e toda a sua gangue. O tempo deles passou. Vão apodrecer na prisão e podem se considerar extremamente afortunados por terem cometido suas barbaridades em um país cuja população é composta majoritariamente por panacas, sem sangue nas veias e sem cabelo nas ventas.


http://www.luizberto.com/2018/08/12/a-mesma-velha-estoria-de-sempre/#comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário