terça-feira, 10 de julho de 2018

Zona da Mata tem 50% de adesão à paralisação dos servidores da rede estadual

Por G1 Zona da Mata

10/07/2018 16h19 
Cerca de 50% das escolas da rede estadual paralisaram atividades em Juiz de Fora e região (Foto: Reprodução/TV Integração)

Cerca de 50% dos servidores da rede estadual de educação de Juiz de Fora e região estão com as atividades paralisadas desde esta segunda-feira (9).

A estimativa é do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) na Zona da Mata. Atualmente, cerca de 100 escolas fazem parte da rede estadual na região, com aproximadamente 5 mil funcionários.

Em nota, a assessoria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) informou que foi notificada pelo Sind-UTE sobre a paralisação a partir desta segunda e que "o Governo de Minas Gerais está aberto ao diálogo e a negociações com os representantes dos trabalhadores a fim de garantir o ano letivo dos estudantes da rede", conforme o texto.

A categoria disse que só vai voltar ao trabalho depois que a primeira parcela dos salários dos que estão ativos seja paga integralmente. A previsão é que esse pagamento ocorra na sexta-feira (13).

De acordo com a diretora de Comunicação do Sind-UTE na cidade, Iara Aquino, ainda não foi feito um levantamento completo nas unidades, por isso não é possível saber se alguma escola interrompeu completamente as aulas.

A SEE-MG informou que, em balanço nesta terça, seis escolas na regional de Juiz de Fora disseram que estão com as atividades totalmente paralisadas. Em todo o estado, o número é de 91 unidades, de um total de 3.461, ainda segundo a pasta.

Indicativo de paralisação
No dia 3 de julho, o Sind-UTE-MG notificou o governo do Estado informando da decisão da categoria em paralisar. Os trabalhadores alegam “descumprimento contínuo do pagamento dos salários no 5º dia útil do mês”.

A categoria voltou ao trabalho no dia 27 de junho após 15 dias de greve. O fim da paralisação foi decidido no dia anterior após o pagamento total da primeira parcela do salário dos aposentados que haviam recebido apenas R$ 500 no dia 19 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário