JUIZ DE FORA - 18/7/2018 - 17:47
foto: Divulgação
A Guarda Municipal (GM) e a Associação dos Motoclubes de Juiz de Fora (AMO-JF) uniram forças na conscientização sobre os riscos do uso de cerol e de linhas “chilenas” em pipas e “papagaios”. Na manhã desta quarta-feira, 18, a equipe do projeto “Cerol: Corta Essa” e motociclistas conversaram com as crianças inscritas na “Oficina de Férias” do Museu “Mariano Procópio”. O tema foi do direito de brincar até o alerta sobre o risco de acidentes – que podem ser fatais – causados pelas linhas cortantes. O encontro envolveu também os pais dos participantes e visitantes do Museu, que se interessaram pela atividade educativa. O objetivo do projeto “Cerol: Corta Essa” é mostrar que a brincadeira pode ser praticada de forma segura para todos, inclusive para o trânsito.
Nesse sentido, a Guarda, convidou representantes do Motoclube para participarem das ações de orientação e prevenção a acidentes. Para o presidente da AMO-JF, José Maria de Sá, “a parceria com a Guarda reforça um trabalho já desenvolvido pela entidade. Fazemos essa campanha o ano inteiro, e esse apoio é fundamental para a prevenção junto às crianças”. Os motociclistas são as maiores vítimas de acidentes provocados pelo corte na região do pescoço, devido ao uso do cerol e outros produtos nas linhas. Segundo dados da associação, mais de 500 acidentes envolvendo pipa com cerol ou linha chilena são registrados todos os anos no país. Desses, metade tem vítimas com ferimentos graves e 25% deles acabam em morte.
Mas uma brincadeira tranquila e saudável é possível. Primeiro, é preciso escolher local aberto, longe da rede elétrica e sem perigo de quedas. Depois, é só curtir a beleza das pipas no céu, sem linhas preparadas para o corte. Não há diferença no desempenho de voo com as linhas convencionais. A grande diferença é a responsabilidade e o respeito à vida, que se estabelece com o procedimento correto. Desde o início de julho, a GM trabalha a temática do cerol de forma preventiva. O momento do lançamento da campanha coincidiu com o período de férias e de condições de tempo favorável ao aumento do número de jovens e crianças que brincam com pipas.
Blitzes educativas estão acontecendo em vários pontos da cidade, com o propósito de alertar a população. Após às férias, o tema será levado à comunidade escolar, através de visitas do grupo Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape).
Dicas para evitar acidentes:
- Não utilize cerol na brincadeira. O material pode causar acidentes graves a pedestres e motociclistas;
- Prefira empinar pipa longe das redes elétricas e em espaços abertos, como praças, parques e campos de futebol, mas não é recomendado nas proximidades de ruas, avenidas e rodovias. Evite ficar próximo a lajes e muros;
- Fuja da confecção de pipas com materiais condutores de energia, como rabiolas feitas de fios metálicos;
- Caso a pipa enrosque em fios elétricos, é melhor desistir do brinquedo, para evitar acidentes;
- Não solte pipas em dias de chuva. Elas funcionam como para-raios e são condutoras de energia.
* Informações através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania pelo telefone 3690-7599.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário