Por Redação/Agência Estado, 04/06/2018 às 21:39
atualizado em: 04/06/2018 às 22:35
Em sorteio realizado na noite desta segunda-feira, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, definiu que o Cruzeiro fará um clássico nacional contra o Flamengo nas oitavas de final da Copa Libertadores. Bicampeã do torneio (1976 e 1997), a equipe celeste, que se classificou em primeiro lugar no Grupo 5, enfrentará os rubro-negros, vencedores em 1981 e que passaram na segunda posição na chave 4. O duelo será a reedição da final da Copa do Brasil do ano passado, na qual a Raposa levou a melhor.
Os jogos das oitavas de final da Libertadores serão disputados nas semanas dos dias 8 e 29 de agosto. Como avançou na liderança do seu grupo, o Cruzeiro terá a vantagem de jogar a primeira partida no Maracanã e decidir no Mineirão. O confronto será entre dois dos principais times do Brasil na atualidade. Prova disso é que o Flamengo é o atual líder do Campeonato Brasileiro, com 20 pontos, seguido justamente pelo Cruzeiro, que soma 16.
Adversários de longa data de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Cruzeiro e Flamengo vão se enfrentar na Libertadores pela primeira vez na história. Os únicos duelos internacionais entre as equipes aconteceu em 1995, pela Supercopa dos Campeões da Libertadores. Houve empate por 1 a 1 no primeiro jogo no Mineirão e no segundo jogo, no Macaranã, o rubro-negro venceu por 3 a 1.
Além dos confrontos das oitavas de final, o sorteio também definiu o chaveamento até a final da competição. Desta forma, foi definido que, caso passe pelo Flamengo, o Cruzeiro poderá enfrentar outra pedreira pela frente nas quartas de final: o Boca Juniors-ARG, que pega o Libertad-PAR, que fez a terceira melhor campanha da fase de grupos. Segundo colocado na chave 8, o time argentino fará o primeiro jogo no estádio La Bombonera e decidirá no Paraguai. Em uma eventual semifinal, a Raposa poderia trombar com Corinthians, Colo-Colo-CHI, Palmeiras ou Cerro Porteño-PAR.
Outros brasileiros
Time de melhor campanha na Libertadores, o Palmeiras terá pela frente nas oitavas um adversário, ao menos na teoria, dos menos complicados: o Cerro Porteño, segundo colocado do Grupo A, o mesmo do Grêmio. A ida será disputada no Paraguai e a volta, no Allianz Parque.
Situação parecida à de seu arquirrival, o Corinthians, que duelará com o time de pior campanhas entre os 16 classificados: o Colo-Colo. A ida será no Chile e a volta, na Arena Corinthians. Se ambos os times paulistas passarem, no entanto, a "facilidade" acaba aí, uma vez que eles se enfrentarão.
Outro paulista que conheceu seu adversário nesta segunda foi o Santos. O time de Jair Ventura encara o Independiente, abrindo o duelo na Argentina e fechando em casa. Curiosamente, se o Independiente passar, pode haver um outro clássico regional, uma vez que a equipe pegaria o Racing, seu arquirrival, ou o também argentino River Plate.
O confronto Brasil x Argentina ainda se repetirá uma vez mais. O Grêmio, líder do Grupo A, terá no seu caminho o Estudiantes, também fazendo o primeiro jogo na Argentina e o segundo na Arena. Quem passar encara nas quartas o vencedor do confronto entre Atlético Tucumán e Atlético Nacional. Pode ser o duelo entre os dois últimos campeões da competição: Grêmio, em 2017, e Atlético Nacional, em 2016.
Dos classificados para as oitavas de final, apenas três clubes nunca foram campeões da Libertadores: Atlético Tucumán-ARG, Libertad-PAR e Cerro Porteño-PAR.
Confira todos os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores 2018:
Grêmio x Estudiantes-ARG
Atlético Nacional-COL x Atlético Tucumán-ARG
Libertad-PAR x Boca Juniors-ARG
River Plate-ARG x Racing-ARG
Cruzeiro x Flamengo
Santos x Independiente-ARG
Corinthians x Colo-Colo-CHI
Palmeiras x Cerro Porteño-PAR
* Clubes do lado esquerdo decidem em casa a vaga nas quartas de final
http://www.itatiaia.com.br/noticia/sorteio-define-que-cruzeiro-enfrentara-flamen
Nenhum comentário:
Postar um comentário