JUIZ DE FORA - 5/6/2018 - 19:05
Nesta terça-feira, 5, data em que é comemorado o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, o Parque Halfeld, no Centro da cidade, foi ocupado por diversos estandes, com serviços, informações e exposições relacionados ao tema. A iniciativa contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que disponibilizou à população uma exposição de sementes e deu informações sobre espécies nativas da Mata Atlântica. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), assim como a artesã Ana Cecília Tavares, montaram dois estandes repletos de artesanatos confeccionados a partir de materiais recicláveis. Já a Subsecretaria de Defesa Civil deu orientações preventivas sobre as áreas de riscos existentes no município.
Também lá, o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora (Cetas - JF) exibiu diversos animais silvestres, comuns na região. Além disso, houve distribuição de mudas nativas, com a Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA/JF); exposição de equipamentos de combate a incêndio, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar; recolhimento de lixo eletrônico, pela empresa E-Ambiental; e exposição de animais peçonhentos e pragas urbanas, pela Vigilância Epidemiológica Ambiental da Secretaria de Saúde.
Além disso, estandes da Guarda Municipal Ambiental da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Exército Brasileiro e da Cimo Engenharia e Soluções Ambientais fizeram parte do evento.
A iniciativa, que faz parte da “8° Semana Integrada do Meio Ambiente”, é organizada pela SMA, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea - Polo Juiz de Fora) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
“8ª Semana Integrada do Meio Ambiente”
Nesta quarta-feira, 6, professores e estudantes da Escola Municipal “Menelick de Carvalho”, do Bairro Graminha, participarão de palestra educativa sobre o projeto “Defesa Civil vai à Escola”. Na quinta-feira, 7, no Parque da Lajinha, a SMA, em parceria com a artesã Ana Cecília, realizará oficina de biscuit.
Na sexta-feira, 8, haverá plantio de árvores às margens do Rio Paraibuna, próximo à ponte do Bairro de Lourdes, com participação dos alunos do Instituto Jesus. Nesta mesma data será promovida blitz educativa sobre prevenção de incêndios florestais, no entorno do Parque da Lajinha. Participarão, além dos parceiros da PJF, CBM, PMMA, Votorantim Energia, AMA/JF e membros da Ciea e do IEF.
Ainda na sexta-feira será realizada, pela Minaguas Saneament, palestra sobre “A Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) nº 217/2017 na Prática” e “A Situação da Ocupação Antrópica Consolidada na Área Urbana”. Neste evento acontecerá também a solenidade de assinatura do “Termo de Cooperação” entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o IEF e a implantação de placas educativas e preventivas sobre a travessia de animais silvestres na Avenida Prefeito Mello Reis, próximo ao Parque da Lajinha.
No sábado, 9, servidores da SMA montarão estande na Feira de Ciências do Colégio Jesuítas. No domingo, 10, o Parque da Lajinha será cenário de diversas atrações, com performances e vivências esportivas, como judô, capoeira, ginásticas artística e rítmica, zumba e apresentação do Coral “Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia”. Lá haverá também, de manhã, a “3ª Corrida Mexa-se Pela Vida” e a colocação de “tags” (etiquetas, rótulos) de identificação nas árvores do parque, feitos pela Cimo Engenharia. Paralelamente, acontecerá, de 5 a 16 de junho, a 16ª Feira de Flores de Holambra, na Praça da Estação. Com entrada franca.
Confira a programação completa em anexo.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SMA, pelo telefone 3690-7454.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário