JUIZ DE FORA - 29/5/2018 - 11:54
O tabagismo atinge cerca de 18 milhões de brasileiros. Principal causa de mortes evitáveis no mundo, o consumo de cigarro provoca diversas complicações à saúde, como problemas cardiovasculares e respiratórios e alguns tipos de câncer. Frente a esse contexto, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através das unidades básicas de Saúde (UBSs) e do Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt), oferece tratamento gratuito às pessoas que querem abandonar o vício.
Nesta quarta-feira, 30, véspera do “Dia Mundial sem Tabaco”, o Secoptt distribuirá panfletos para alertar a população sobre as consequências do tabagismo, responsável direto por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil. Aproveitando o ano da Copa do Mundo, o Secoptt fará abordagens educativas com otema "Levante a Taça da Vitória! Faça um Golaço no Mundial e por Toda a suaVida: Continue sem Cigarro!". A equipe estará em frente ao Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, das 10 às 14 horas.
Para Sandra Talomelli, gerente do Secoptt, a data é muito importante, para revelar os malefícios gerados pelo tabaco na saúde e vida pessoal dos usuários.Segundo ela, o tabagismo está associado a mudanças sociais e econômicas, uma vez que é fator de empobrecimento: "Quando as pessoas param de fumar melhoram seus relacionamentos com as pessoas ao seu redor. Além disso, percebem o impacto econômico que o vício causa, já que fazemos os cálculos de gastos mensais com a compra de cigarros".
O tratamento contra o tabagismo dura seis meses, quando são realizadas dez sessões. A partir de abordagem cognitivo-comportamental, a equipe de saúde realiza intervenções que objetivam ajudar o paciente a lidar com as emoções causadas pelo processo de desintoxicação. Eles são estimulados a enfrentar as ansiedades sem recorrer ao uso do tabaco, o que é hábito comum entre fumantes. Além disso, pacientes que possuem dificuldade para iniciar essa desintoxicação recebem apoio medicamentoso.
Em 2017, em Juiz de Fora, o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo ofereceu tratamento a 1.139 pacientes. Em reconhecimento aos serviços prestados, o Secoptt receberá, nesta terça-feira, 29, às 14 horas, uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal.
* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário