quinta-feira, 24 de maio de 2018

PJF define plano de contingenciamento para serviços públicos afetados pela paralisação dos caminhoneiros

JUIZ DE FORA - 24/5/2018 - 14:31
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estabeleceu um comitê especial reunindo secretários das pastas responsáveis por serviços afetados pelo protesto nacional dos caminhoneiros, paralisados desde a última segunda-feira, 21. Na manhã desta quinta-feira, 24, o prefeito Antônio Almas reuniu os titulares das secretarias de Governo, Administração e Recursos Humanos, Saúde, Obras, Transporte e Trânsito, Comunicação Social, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Agropecuária e Abastecimento, do departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Empresa Municipal de Pavimentação (Empav) e da Companhia de Saneamento (Cesama). O objetivo foi averiguar a situação de cada serviço e definir as medidas de contingenciamento que serão adotadas até que o abastecimento de gás, combustível e vários insumos seja normalizado. 

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos, responsável pela frota de veículos leves da PJF, determinou a utilização de carros da Administração somente em casos urgentes, sobretudo para atendimento aos setores de saúde e educação. O Demlurb vai concentrar todas as suas atividades para priorizar a coleta de lixo domiciliar nos próximos dias. Desta forma, os serviços de capina e roçada ficarão prejudicados a fim de otimizar o uso de combustível. A Secretaria de Obras também está otimizando o combustível restante para cobrir as demandas mais urgentes até o final de semana, em regime de plantão, assim como a Cesama. Na Empav, o serviço tapa-buraco está prejudicado em função de barreira imposta pelos caminhoneiros na saída da usina da empresa. 

Na área da saúde, o desabastecimento de combustível pode prejudicar serviços que necessitam de veículos. O transporte emergencial entre hospitais está mantido e deve seguir normalmente até a próxima segunda-feira, 28. O serviço de coleta de exames de sangue só está sendo realizado em casos urgentes. Estão sendo suspensas as cirurgias eletivas até que a situação da distribuição de sangue seja normalizada. A distribuição de remédios também está sendo afetada em virtude do movimento dos caminhoneiros, assim como a lavanderia dos hospitais. O serviço de fiscalização sanitária nos estabelecimentos comerciais foi intensificado para acompanhar a situação de acondicionamento dos alimentos nestes locais, em um trabalho conjunto com o PROCON, que está com fiscais nas ruas e atendendo sob demanda para evitar cobrança abusiva pelos combustíveis e produtos em falta. 

Em relação às escolas, a Secretaria de Educação está monitorando a situação e o estoque de gás de cozinha em todas as unidades junto aos diretores, atuando caso a caso. Registros pontuais estão sendo acompanhados pela SE. O fornecimento de merenda está mantido pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento até a próxima quarta-feira, 30. As unidades centro e zona norte do Restaurante Popular mantém os atendimentos normais, mas podem ter a função prejudicada a partir de segunda-feira, 28, em virtude do desabastecimento de gás à empresa terceirizada que opera os restaurantes. 

Quanto ao transporte coletivo, desde a manhã desta quinta-feira, foi adotado um esquema de redução dos ônibus urbanos em circulação fora dos horários de pico para racionalizar combustível. Nos horários de maior demanda, a frota está completa. A previsão da Settra é que uma outra avaliação seja feita nesta sexta-feira (25) junto às empresas.

Uma nova reunião do comitê de secretários com o prefeito foi agendada para esta sexta-feira, quando os impactos serão reavaliados e novas medidas poderão ser adotadas. Até lá, o trabalho de acompanhamento será permanente.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-8552.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário