quarta-feira, 23 de maio de 2018

Juiz de Fora é a primeira colocada no “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes” no Brasil

JUIZ DE FORA - 23/5/2018 - 17:50

Foto: Carlos Mendonça

Juiz de Fora ocupa o primeiro lugar, em todo o Brasil, na oferta de serviços de cidades inteligentes ao cidadão, de acordo com o ranking da Teleco (empresa de consultoria na área de telecomunicações). O resultado foi divulgado na noite de terça-feira, 22, em cerimônia realizada em Brasília, durante o “62º Painel Telebrasil”, um dos maiores eventos do setor no país. A cerimônia contou com a presença do prefeito Antônio Almas, que recebeu a premiação das mãos do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Durante entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira, 23, o prefeito falou sobre a importância da premiação para o município: “Esse prêmio é a prova dos nossos esforços para estarmos cada dia mais próximos do cidadão quanto possível, ao alcance de suas mãos, através de instrumentos como o ‘CittaMobi’, ‘Colab’, ‘Descarte-me’, a parceria com o ‘Waze’, o ‘Olho Vivo’, as câmeras de trânsito, a ‘Área Azul Digital’ e tantas outras iniciativas, agora com reconhecimento nacional. Esse prêmio é um presente para Juiz de Fora, no mês de seu aniversário de 168 anos.”

De acordo com dados da Teleco, os cem maiores municípios do Brasil participaram do “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”, que tem como objetivo identificar as regiões com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. A metodologia foi estruturada com índice composto por dois pilares: serviço inteligente e acesso aos serviços. O primeiro é avaliado por dois subíndices: “Utilizados Diretamente pelo Cidadão”, a partir da mobilidade urbana, ‘e-Gov’ (Governo eletrônico), meio ambiente, educação e saúde; e “Gestão Municipal”, através dos semáforos inteligentes, vigilância (câmeras), base de informação (segurança), monitoramento de bueiros, prontuário médico, iluminação e limpeza pública. Entre as dez primeiras cidades desse ranking, além de Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Uberlândia, Santos, Belo Horizonte, Jundiaí, Cascavel, Campinas, Campo Grande e Fortaleza.

Para o presidente da Teleco, Eduardo Tude, “o ranking permite que as prefeituras tenham visão de seu estágio de desenvolvimento na oferta de serviços de cidades inteligentes, fundamentais para a vida do cidadão. Juiz de Fora está de parabéns pelos avanços apresentados”. A avaliação é realizada anualmente, e esta foi a terceira edição.

Entre as informações repassadas à Teleco sobre os serviços prestados em Juiz de Fora, que garantiram ao município a primeira colocação no ranking brasileiro, estão:

- cerca de 719 mil acessos mensais no sistema de transporte (Cittati), que possibilita ao usuário monitorar percursos de ônibus urbanos, através de aplicativos, em tempo real, contando também com divulgação de informações quanto a eventuais atrasos das linhas;

- cerca de 180 mil acessos realizados por profissionais da área de saúde aos prontuários médicos dos pacientes da rede pública, por meio de sistema conectado aos hospitais e às unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e básicas de Saúde (UBSs);

- mais de dez mil usuários do aplicativo de limpeza (“Descarte-me”);

- 66 câmeras, sendo 12 de monitoramento de trânsito (“Waze Mobile”) e 54 de segurança (“Olho Vivo”);

- mais de 700 acessos mensais às informações turísticas, culturais e geográficas, entre outros, através de aplicativo para smartphones;

- 100% dos semáforos inteligentes, que permitem o controle automático do tempo de abertura e fechamento do sinal, possibilitando, assim, melhoria no fluxo do trânsito;

- possibilidade de obtenção de boletos para impressão, guias de recolhimento e outros meios de pagamento de tributos municipais através do portal da Prefeitura ou de aplicativo para smartphones (mais de 217 mil por mês).

“Cidade inteligente” será tema de “Hackthon” em Juiz de Fora

Entre 8 e 10 de junho, a maratona tecnológica “Hackthon - JF Inteligente” acontecerá no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), durante o “Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Exchange”. O evento é voltado para profissionais e estudantes de diversas áreas, interessados em propor soluções eficientes para promover melhorias na cidade, inseridas nas categorias “Desenvolvedor” (ciência da computação, tecnologia da informação e afins), “Business” (economia, administração e afins) e “Designer” (artes, design e afins). As inscrições devem ser realizadas até dia 29, pelo link.

O “Hackathon – JF Inteligente” é realização do Sebrae Regional Zona da Mata e Vertentes, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), UFJF, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), com apoio da PJF. O evento tem o objetivo de estimular a criação de negócios inovadores, apresentando soluções e tendências do mercado e oferecendo capacitações para quem quer empreender nos segmentos de tecnologia e inovação.

O valor da inscrição para o “Hackathon – JF Inteligente” é de R$ 40, sendo obrigatória a participação no “Sebrae Exchange – Temática Smart City”, que é gratuito.

Veja mais informações aqui.

* Informações com a assessoria da Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7245
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário