sexta-feira, 20 de abril de 2018

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

JUIZ DE FORA - 20/4/2018 - 17:39

Começa nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe. As unidades básicas de saúde (UBSs), o Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal e os departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DCSA), na Rua São Sebastião, 772, Centro, e do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, quase esquina com Avenida Itamar Franco, receberão os grupos prioritários para imunização. A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu as doses de vacinas da Secretaria do Estado de Saúde.

Será imunizado o grupo prioritário, composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da área de saúde, idosos, doentes crônicos – dentro do grupo das comorbidades (duas ou mais doenças simultâneas na mesma pessoa) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e com receita médica – e professores das redes pública e privada. Os integrantes deste grupo prioritário devem, preferencialmente, procurar a vacina na UBS de referência do bairro onde reside, portando o cartão de vacinas.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, é segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. É recomendado adiar a vacinação por dez dias nos indivíduos que apresentam doença aguda grave.

“Dia D”
Será no sábado, 12 de maio, das 8 às 17 horas. Além dos locais de vacinação já citados, exclusivamente nesta data será montado posto na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Rua Alberto Vieira Lima, 50, Bairro Bairu).

Vacinação para os acamados
Para as pessoas que residem em bairro com cobertura de UBS, o agendamento deverá ser feito na própria unidade. As que moram em residências fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.

O vírus
Influenza, conhecida como gripe, é doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia (dor muscular) e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana, com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas, ao tossir ou espirrar. Existem três tipos: A, B e C. O C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o A provoca grandes pandemias.

Prevenção
É necessário que a população adote algumas medidas que evitem a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias. Entre elas: frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; e higienizar as mãos após
tossir ou espirrar. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações e áreas fechadas; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389/7123.
Portal PJF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário