JUIZ DE FORA - 6/4/2018 - 15:53
Na quinta-feira, 5, representantes do Departamento de Controle Animal (Dcan) se reuniram com professores da Escola Municipal (E.M.) “Helena de Almeida Fernandes”, com objetivo de criar parcerias e desenvolver projeto relacionado à causa animal.
O Dcan tem, entre suas atribuições, a função de atuar em campanhas educativas e informativas, dirigidas à comunidade em geral. O projeto “Bem Estar Homem/Animal” tem a finalidade de criar multiplicadores, buscar o apoio de escolas e comunidade, para difundir o cuidado e a proteção aos animais. Seis escolas participarão da primeira etapa de desenvolvimento das atividades.
“Estamos trabalhando muito para atender demanda reprimida. Optamos por atuar nas escolas, pensando que, em oito ou dez anos, a gente consiga colher bons resultados”, explicou a gerente do Dcan, Miriam Neder. No encontro foram debatidos temas como, problemas de saúde pública relacionados ao abandono de animais; serviços prestados pelo Canil Municipal e principais causas de abandono.
Responsável pelas campanhas educacionais do Dcan, a pedagoga Efigênia Viana ressaltou a inserção, de forma natural e didática, sobre o cuidado com os animais no cotidiano escolar: “Se a na aula de matemática o educador ou educadora dá como exemplo ‘Lili tem cinco cães em lar temporário, dois foram adotados. Quantos ainda esperam por um lar?’ É assim que vamos plantando a semente”. Para a diretora da E.M. “Helena de Almeida Fernandes”, este é um tema que gera muito interesse e participação das crianças: “Quando pegamos a literatura e fazemos associações de cuidados, classe e gênero e número de patas do animal, envolvemos também os lados emocional e afetivo da criança”.
As escolas municipais “Belmira Duarte Dias” e “Elpídio Corrêa Farias” estão entre as instituições que participarão do projeto.
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário