quarta-feira, 25 de abril de 2018

Exposição, maquete e visitação ao acervo, marcam o Dia do Ferroviário no museu

JUIZ DE FORA - 25/4/2018 - 11:14
Foto: Divulgação

Em celebração ao Dia do Ferroviário, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Av. Brasil, 2001, Centro) estará de portas abertas ao público, neste sábado, 28, com atividades que relembram a história das ferrovias do Brasil, como a visitação ao acervo do local, que reúne mais de 300 peças. A entrada é gratuita, a partir de meio-dia, e o estacionamento estará liberado aos visitantes.

O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril, data que marca a inauguração da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Petrópolis, que ligava o Rio de Janeiro à Raiz da Serra. O feito, ocorrido há 164 anos, foi um empreendimento de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, com o apoio de Dom Pedro II. Para comemorar, estará exposta no museu, a maquete ferroviária da Associação de Modelismo Ferroviário de Juiz de Fora e Região, que possui sete metros de comprimento, por quatro de largura.

Além disto, sábado será o último dia de visitação da mostra “Leopoldina de Conceição – ferrovia, maternidade e direitos trabalhistas”, que conta a história de Conceição Silva de Castro. Ela, na década de 1940, foi primeira mulher a trabalhar na agência da Estação Leopoldina da cidade, sendo uma das desbravadoras desse universo majoritariamente masculino. Durante o evento haverá venda de cervejas artesanais. O horário de término da programação é 18 horas.

Cineclube Canguru

No mesmo dia, a partir das 16 horas, o museu promoverá a quarta edição do “Cineclube Canguru”, evento pensado para mães, pais e responsáveis de crianças pequenas. A sessão exibirá o longa-metragem “Lady Bird”. Logo após o filme, haverá roda de conversa sobre maternidade e assuntos abordados na produção. A participação é gratuita.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário