domingo, 15 de abril de 2018

Câmara tem mais de um bem sumido por dia em 2017

Sumiço de objetos na Câmara no último ano se tornou um mistério

PUBLICADO EM 15/04/18 - 03h00

BRASÍLIA
O inventário físico da Câmara do Deputados revela que 382 móveis e demais pertences desapareceram das dependências da Casa no ano de 2017. Isso dá mais de um bem levado por dia, número sete vezes maior do que os 52 itens que sumiram ao longo de 2016. Dentre os bens materiais que desapareceram em 2017 estão 46 mesas, 44 aparelhos telefônicos (celulares e fixos) e 42 poltronas. A lista inclui itens raros, como quadros de obras de arte e até uma escultura, e outros menos prováveis de sumir, como persianas, tapetes e até uma antena de transmissão de rádio.

Depois de apurar, junto a funcionários do setor de almoxarifado, que um volume “muito grande” de bens teria desaparecido da Câmara dos Deputados em 2017, a reportagem da Agência O Globo solicitou, com base na Lei de Acesso à Informação, o inventário de 2017 da Casa. Dez processos administrativos foram abertos para investigar o sumiço de bens em 2017, seis a mais do que no ano anterior. Por meio da sua assessoria de imprensa, a Câmara informou que, nos próximos dias, vai enviar correspondência aos servidores “que detêm a carga dos bens não encontrados, solicitando que busquem localizá-los ou que justifiquem o seu desaparecimento”. O prazo para resposta é de 15 dias. 

Todos os bens localizados nessa nova busca passarão por uma vistoria, seguida da emissão de um auto de fiscalização e da consequente mudança da situação do item no controle patrimonial.

A diretoria da Câmara não soube responder por que não foram encontrados móveis como armários e mesas, que, devido ao tamanho dos objetos, seriam mais difíceis de serem retirados sem que a equipe de segurança percebesse. 

De acordo com a diretora administrativa da Câmara, Luciane Rodrigues de Paiva Ferreira, a Casa conta com um acervo de aproximadamente 150 mil bens móveis, “sob rigoroso controle patrimonial”. O número de bens ainda não localizados corresponde a 0,25% do total.

Jornal OTempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário