JUIZ DE FORA - 1/3/2018 - 08:18
Durante audiência realizada na terça-feira, 27, no Ministério Público, na 13ª Promotoria de Justiça, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), notificou a empresa Televisão Cidade S/A - SIM TV sobre os problemas causados aos consumidores, e cobrou solução imediata. O Procon aguarda a finalização das audiências de conciliação em andamento no órgão, para tomar as medidas legais cabíveis contra a empresa, caso as demandas não sejam atendidas.
“Devido à gravidade dos fatos, a falta de transparência diante do ocorrido e a conduta da empresa no não atendimento aos consumidores e ao Procon/JF, encaminhamos as reclamações ao Ministério Público. Com ação conjunta entre Procon e Promotoria de Justiça, esperamos que os problemas sejam solucionados o mais breve possível”, afirmou o superintendente do órgão, Eduardo Schroder.
Em 2017, o Procon registrou 162 problemas relacionados à SIM TV. No comparativo entre os dois primeiros meses de 2017 e 2018, o número de atendimentos subiu de 39 para 345, quase 900%. Até esta quarta-feira, 28, já foram agendadas 185 audiências de conciliação.
Durante audiência no Ministério Público, representantes da SIM TV informaram que a empresa passa por reestruturação, após a perda da concessão do serviço de TV por assinatura, mantendo apenas a prestação dos serviços de internet e transmissão de dados. E ainda que uma falha no sistema de tecnologia de informação causou a interrupção do sistema interno de controles, gestão de clientes e monitoramento da rede, causando os transtornos aos consumidores.
Questionada pelo gerente de Atendimento do Procon, Oscar Furtado, sobre as medidas adotadas para reestabelecer os serviços e ressarcir os consumidores, que continuam pagando, a SIM TV informou que dentro de 30 dias, a partir da notificação, deverá haver a regularização de emissão de segunda via e remessa dos boletos, normalização dos canais de comunicação e atendimento do site. Quanto ao ressarcimento dos valores cobrados indevidamente, a empresa informou que comparecerá às audiências agendadas no Procon/JF, além de entrar em contato com os consumidores que tiveram problemas.
O promotor de Justiça Oscar Santos de Abreu concedeu prazo de 40 dias para que a empresa junte aos autos a comprovação da solução das reclamações e comprove o restabelecimento do serviço.
* Informações na Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690-8439.
Portal PJF
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