quinta-feira, 22 de março de 2018

Prefeitura inaugura nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria

JUIZ DE FORA - 22/3/2018 - 18:35

Foto: Gil Velloso

Nesta quinta-feira, 22, quando se celebra o Dia Mundial da Água, Juiz de Fora dá um importante passo para a despoluição do Rio Paraibuna. O prefeito Bruno Siqueira inaugurou a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel. Parte integrante das obras de despoluição, iniciadas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) em agosto de 2013, a unidade tratará até 70% do esgoto coletado na cidade. O evento contou com a presença de vários representantes do Executivo, vereadores, diretoria da Cesama, e com apresentação do coral da companhia.

O prefeito Bruno Siqueira destacou obras inauguradas durante sua gestão. “Neste 22 de março, dia em que celebramos a importância dos recursos hídricos, vale lembrar que sempre tivemos a questão da água como uma das nossas prioridades, por exemplo, dentre as obras de abastecimento, a barragem de Chapéu d’Uvas”, afirmou. Porém, lembrou que a questão da sustentabilidade dos recursos naturais abrange também a área do saneamento básico, daí a importância de um projeto como a despoluição do Rio Paraibuna: “Com a ETE em funcionamento, dobraremos, de imediato, a capacidade de tratamento de esgoto da nossa cidade, chegando a até 50% no final deste ano, com previsão de até 70% para o futuro”.

Em sua fala, o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, destacou: Quando iniciamos nossa gestão, a Cesama se comprometeu com a Prefeitura a tirar do papel esse projeto de expansão do tratamento de esgoto e hoje estamos aqui, graças ao empenho destes funcionários, inaugurando uma unidade que atuará com uma vazão de até 860 litros por segundo”.

Para o deputado federal Marcus Pestana, um dos grandes desafios deste século será conciliar geração de empregos com sustentabilidade ambiental, porém, com a nova ETE, Juiz de Fora entra para a vanguarda do setor de desenvolvimento sustentável. “Trata-se de um projeto ousado, orçado em mais de R$ 130 milhões, cujos benefícios serão refletidos também na área da saúde. Com suas águas livres de esgoto, os rios e córregos da cidade ficarão livres do mau cheiro, logo, deixarão de atrair insetos vetores de doenças como dengue e febre amarela”, avaliou.

Já o deputado estadual Isauro Calais relembrou sua chegada a Juiz de Fora, em 1981, quando ouvia histórias sobre o passado do Paraibuna. “Antigamente, era comum ver pessoas pescando na Ponte do Ladeira. Fui vereador durante dois mandatos e sempre foi uma constante entre a população do município essa vontade de ver o rio recuperado. Com essa obra, o Paraibuna está tendo a atenção que merece do poder público, refletindo em mais qualidade de vida para Juiz de Fora e cidades próximas”, afirmou.

Para o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Rodrigo Mattos, a inauguração da ETE, ao lado da licitação do transporte público e do novo Teatro Paschoal Carlos Magno, foram as três maiores realizações de sua parceria com a Prefeitura: “Até então, nossa cidade tratava apenas 10% do esgoto, um índice que não condiz com um município do porte de Juiz de Fora. Mais do que uma grande obra, a ETE é um verdadeiro compromisso com as futuras gerações. Esse é o legado da nossa gestão”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário