sábado, 3 de março de 2018

Curso “Leitura e Contação de Histórias” abre temporada com apresentação de “Velhos Tempos de Mim”

JUIZ DE FORA - 2/3/2018 - 18:26
O Centro de Formação do Professor (CFP), da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), abriu, na quinta-feira, 1º, a temporada 2018 do curso “Leitura e Contação de Histórias”. As turmas são divididas em módulo 2, módulo 3 e o grupo “Caravana de Histórias”. As aulas fazem parte da programação anual de cursos do CFP. O encontro aconteceu no auditório do CFP e contou com a presença de cerca de cem participantes. O grupo da “Caravana de Histórias” apresentou aos outros alunos o espetáculo “Velhos Tempos de Mim”, resultado do trabalho que vêm realizando há dois anos. A peça trabalha narrativas autorais que resgatam histórias da infância dos integrantes.

O professor do curso, Cristiano Fernandes, contou que a apresentação funcionou como “disparadora de uma discussão a respeito da importância da contação de histórias nas escolas. Nesse movimento prevalece a narrativa, mais do que a interpretação, e nós discutimos bastante sobre como ela pode ser feita nos locais de aprendizagem”. Também foram convidados artistas da cidade para assistir à apresentação e participar da discussão, com o intuito de provocar os alunos. Cristiano percebeu que o momento “causou certo impacto nos alunos das turmas iniciantes, pois eles não imaginavam que algo simples como a contação de histórias poderia formar um espetáculo”.

O professor explicou que, como o grupo trabalha com poucos recursos, “algo comum no meio artístico, foram aproveitados elementos simples para a composição das cenas. Na apresentação, são usados bancos e escada como cenário, e echarpes no figurino das mulheres, escolha que proporcionou a criação da imagem corporal que cada momento pedia”.

Cristiano destacou que o evento também foi uma oportunidade para reunir todos os alunos do curso, que durante o ano não costumam se encontrar, pois as aulas de cada turma acontecem em dias diferentes da semana. “Eles puderam trocar conhecimentos, experiências, criar laços. Afinal, somos um grande grupo com o mesmo ideal”, refletiu Cristiano.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário