JUIZ DE FORA - 1/2/2018 - 16:06
Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira, 1, a Guarda Municipal (GM) começa seus empenhos no carnaval de Juiz de Fora, no apoio a 19 blocos, até o dia 13. A função da corporação é atuar na prevenção ostensiva nas vias de acesso ao trajeto dos foliões. O primeiro trabalho será no bloco “Ingoma”, com concentração no Parque Halfeld. Durante o evento serão realizados patrulhamentos preventivos e proteção ao patrimônio público, além de apoio aos órgãos da Prefeitura envolvidos na promoção.
Durante os empenhos, a corporação contará com reforço de equipamentos não letais, para o exercício de suas funções. Desde dezembro de 2016 os guardas já atuam nas ruas da cidade utilizando pistola elétrica incapacitante (PEI) e lançadores de munição de borracha, após serem devidamente treinados e capacitados.
Nos últimos dias, os integrantes da GM passaram por reciclagem para atuarem no carnaval. A capacitação foi desenvolvida pelo setor responsável da Guarda Municipal, através da Supervisão de Capacitação e a Corregedoria da instituição. Ambos observaram a relevância de constantemente treinar o efetivo, para garantir o uso destes equipamentos sempre respeitando os princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade. O objetivo do processo de capacitação é o aprimoramento das ações da corporação.
A instrução teve dois focos de ensinamentos: o primeiro abordou a parte da legislação, com apresentação das normas que disciplinam e regulamentam o uso de equipamentos de menor potencial ofensivo. O segundo foco foi direcionado para a parte técnica e operacional deste uso, e foi realizado pelo instrutor e guarda municipal Leonardo Moreira Carvalho.
A atuação da GM durante o carnaval é preventiva, visando garantir a segurança dos foliões e a proteção dos bens, serviços e instalações do município, bem a atuação dos demais servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Ricardo Loures, “a atuação preventiva é essencial, para que o evento ocorra sem intercorrências”.
* Informações com Assessoria da Sesuc, pelo telefone 3690-8341.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário