segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

“Corte Real da Folia” coloca solidariedade em dia com doação de sangue no Hemominas

JUIZ DE FORA - 29/1/2018 - 18:00

Na manhã desta terça-feira, 30, o Rei Momo Eduardo Rodrigues e a Rainha Gracyele Rocha estarão no Hemominas (Rua Barão de Cataguases, Centro), acompanhados da Princesa Deysi Alves, da Musa dos Blocos, Tassiane Agostinho, do “Pintinho de Ouro”, e da Rainha dos Blocos, Cristina Rabello, do “Bloco do Batom”. Às 9 horas, a “Corte Real da Folia” doará sangue e mostrará que tem samba no pé, sangue na veia e que é dez no quesito solidariedade. A ação é promovida pelo “Bem Comum”, projeto da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que tem como objetivo encurtar o caminho entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda.

A captação de sangue dos representantes do carnaval da cidade tem o objetivo de ajudar o Hemocentro Regional de Juiz de Fora a conscientizar os foliões sobre a importância da doação em época de baixa nos estoques. Assim, pretendem, também, auxiliar na manutenção da provisão de sangue ideal para o atendimento durante os dias de carnaval. De acordo com Gracyele Rocha, participar da ação é especialmente importante: “Poder ajudar o próximo é muito gratificante, pois não só representamos a folia como também podemos servir de modelo, ou seja, mostrar que, mesmo durante a diversão, é possível ser solidário”.

A assistente social do Hemocentro, Thaysi Ribeiro, explicou a relevância das campanhas de captação de sangue em épocas de estoques baixos: “Campanhas como esta são fundamentais para conscientizar e lembrar a população o quanto é importante a doação de sangue em feriados e datas comemorativas, como o carnaval, quando a procura de sangue é maior, e as captações inferiores. Portanto, especialmente nesses períodos, temos a necessidade de estimular mais as doações, para atender as demandas”.

Critérios para doação
- Pessoas entre 16 e 69 anos. Entre 16 e 17 anos é preciso apresentar declaração padrão (modelo no site da Hemominas), assinada por um dos responsáveis, acompanhada de cópia do documento de identidade do mesmo. Se o doador tiver mais de 60 anos, tem que ter feito pelo menos uma doação de sangue antes do 60 anos.

- Estar com boa saúde;

- Pesar acima de 50 kg;

- Dormir bem na noite anterior à doação;

- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar;

- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

- Quem fez endoscopia, colonoscopia, broncoscopia (ou qualquer outro tipo de exame invasivo) deve esperar seis meses após a realização do exame;

- Não ter sido exposta a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos;

- Quem tem piercing e tatuagem deve esperar 12 meses;

- É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade, com foto, emitido por órgão oficial;

- Não se deve doar sangue em jejum. Dar intervalo de três horas após o almoço;

- Homens podem doar a cada 60 dias, não ultrapassando quatro doações em 12 meses;

- Mulheres podem doar a cada 90 dias, não ultrapassando três doações em 12 meses;

- Quem se vacinou contra a febre amarela fica inapto(a) para doação por quatro semanas;

- Outros critérios serão avaliados pelo médico triagista no dia da coleta.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e nos sábados, das 7 às 11 horas, ou até o fim das 90 senhas. Para mais informações, ligue 155, opção 8, ou acesse o site do Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7246.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário