Publicado em 8 de novembro de 2017 por Correios
A Câmara dos Deputados realizou em Brasília, nesta terça-feira (7), sessão solene pelo bicentenário da chegada da imperatriz Maria Leopoldina ao Brasil. A homenagem foi marcada pelo lançamento de selo dos Correios alusivo à data, além da entrega de prêmios aos estudantes vencedores dos concursos de vídeo e de desenho sobre a importância histórica da personagem, que nasceu na Áustria, mas adotou o Brasil como sua nova pátria, tendo uma forte atuação no processo de aceitação da nacionalidade brasileira por Portugal.
A emissão em homenagem à imperatriz é a primeira de uma série de seis selos denominada “Brasil, 200 anos de Independência”, fruto de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e os Correios. A solenidade de lançamento contou com a presença do presidente dos Correios, Guilherme Campos e do vice-presidente de Tecnologia dos Correios, Eugênio Montenegro. Para o presidente dos Correios, além de prestar uma merecida homenagem à memória de da imperatriz do Brasil, a parceria entre os Correios e a Câmara dos Deputados relembra a relação entre a estatal e as próprias origens do País.
“O carteiro Paulo Bregaro, patrono dos Correios, foi o responsável por entregar a Dom Pedro I a carta de Maria Leopoldina com as notícias que desencadearam a Independência do Brasil. Desta forma, podemos considerar que o Brasil existe porque existe carteiro, porque existem os Correios”, ressaltou Guilherme Campos.
Resgate histórico – Para o deputado Evandro Gussi, o Brasil vive um momento em que muitos dos brasileiros não conhecem suas origens e como foram constituídos, por isso a importância de lembrá-los. Neste sentido, o vice-presidente de Tecnologia dos Correios, Eugênio Montenegro, destacou que a memória da imperatriz agora passará a integrar o rico acervo filatélico nacional, “não apenas relembrando a nossa história, mas reconhecendo, homenageando e ampliando o conhecimento sobre as pessoas e as realizações que estão na gênesis do nosso país e de todos nós, que hoje formamos esta forte nação”, afirmou.
Para confecção do selo foram utilizados recursos de tinta calcográfica e computação gráfica. O uso das cores de um nascer do sol identifica o alvorecer de uma nação. A seguir, a representação da nau D. João VI, navio que em 1817 trouxe a princesa ao Rio de Janeiro, em aquarela de Franz Joseph Frühbeck. Abaixo, o retrato da Princesa Leopoldina, gravura feita por Jean F. Baddoureau a partir da obra do artista Jules A. Vauthier, mostra toda sua jovialidade na época da viagem ao Brasil. Por último, sua assinatura, em tinta calcográfica (relevo), já com a adoção do nome Maria Leopoldina, em homenagem à nova pátria. Com valor facial de R$4,20, a emissão comemorativa pode ser adquirida na loja virtual dos Correios.
Também estiveram presentes na sessão solene o deputado Evandro Gussi, corregedor da Câmara dos Deputados e coordenador da Comissão Especial Curadora destinada a elaborar as comemorações relativas aos 200 anos da Independência; Dom Gabriel de Orleans Bragança, representando a alteza imperial e real, o príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil; o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral; a embaixadora da Áustria no Brasil, Irene Giner-Reichl, e a vice-presidente do Conselho Federal da Áustria, Íngrid Winkler.
http://blog.correios.com.br/correios/
Nenhum comentário:
Postar um comentário