Por G1 Zona da Mata
14/11/2017 19h14
Equipe Rinobot da UFJF (Foto: UFJF/Divulgação)
Os alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conquistaram o primeiro lugar na Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica. A equipe Rinobot obteve o melhor desempenho na categoria Standard Platform League (SPL). A disputa aconteceu entre os dias 7 e 11 de novembro, na cidade de Curitiba (PR).
Na categoria disputada pelos alunos da UFJF, os alunos fizeram a programação de robôs produzidos por uma empresa especializada intitulados “NAO”, que competem uma partida de futebol com quatro jogadores, sendo três de linha e um no gol. Os equipamentos são autônomos. Não há qualquer interferência humana nas atividades do androide no meio da disputa.
Para a aluna do curso de Engenharia Elétrica, Gabriella Pires, que faz parte da equipe Rinobot, mais importante do que vencer essas competições é o intercâmbio de informações com alunas de instituições de todo o Brasil e de outros países, como Peru e México.
“Por mais que estejamos diante de uma disputa, estar com estudantes de outros lugares nos permite uma troca de informações muito importante, pois o grande objetivo é crescermos todos juntos, uns ajudando os outros e todos se desenvolvendo”, observou.
Com a primeira colocação, os alunos ganharam a chance de disputar a partida final com o robô campeão da categoria Humanoide, que engloba androides construídos ou adquiridos pelas equipes para a realização da mesma atividade, mas com especificações técnicas distintas. Na oportunidade, a equipe também saiu vitoriosa do confronto, conquistando mais um troféu.
A estudante contou que, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, a equipe já havia conquistado o terceiro lugar na categoria "Seguidor de Linha" na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), em Belo Horizonte. Ela destacou que, além da competição, todo o processo de preparação é importante para o desenvolvimento das habilidades.
"O processo todo de preparação é importante, tendo em vista que é a oportunidade de desenvolvermos o conhecimento através da prática. É quando podemos pegar as informações adquiridas de forma teórica e vermos como funciona através dos experimentos", explicou.
Pires disse que a próxima competição para qual a equipe está se preparando para participar ocorrerá em março de 2018 em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário