Publicado em: 02 de Outubro de 2017 - 16h37m - Autor: Redação
Reprodução
Um golpe que atingiu usuários do WhatsApp usando um falso cupom do O Boticário em abril deste ano voltou a circular pelo aplicativo nos últimos dias. Dessa vez, o suposto vale-presente da loja seria no valor de R$ 150.
Segundo a startup brasileira de segurança PSafe, a manobra já atingiu mais de 400 mil usuários. Nem todos foram infectados pelo malware, mas chegaram a receber o conteúdo malicioso.
O Boticário confirmou que a mensagem é falsa e afirmou que está adotando as providências cabíveis em relação à tentativa de fraude. Além disso, a empresa recomenda que, em caso de dúvidas sobre as promoções válidas, os usuários procurem os canais oficiais de comunicação como consumidor (site, redes sociais, telefone e lojas).
Como o golpe é aplicado?
Tudo começa com uma mensagem que informa falsamente que a empresa está com uma promoção de primavera. Ela cita um vale-presente gratuito e exibe um link para o interessado acessar.
Ao abrir o link, uma pesquisa passa a ser exibida. A condição para ganhar o falso cupom de desconto é responder as questões e ao final compartilhar a "promoção" com 10 contatos do WhatsApp.
"Depois de compartilhar com 10 amigos, irá aparecer o botão 'baixar vale-presente' basta clicar e confirmar seus detalhes na próxima página", informa o texto que aparece no golpe.
Depois deste compartilhamento, a Psafe explica que usuário pode ser induzido a se cadastrar em serviços de SMS pago (que em geral efetuam cobranças indevidas em planos pós pagos ou consomem o crédito do celular) ou ainda incentivado a baixar aplicativos, que neste caso são falsos e podem infectar o celular com outros malwares.
Caso você tenha caído no golpe, a empresa sugere que você entre em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário