JUIZ DE FORA - 1/9/2017 - 18:19
Com objetivo de valorizar a cultura popular brasileira e incentivar o envolvimento dos alunos nas aulas, o Centro de Educação de Jovens e Adultos “Dr. Geraldo Moutinho” (CEM) está investindo na música como instrumento de aprendizado. A iniciativa está sendo aplicada no “Círculo de Alfabetização e Cultura” (CAC), programa voltado para alunos idosos acima de 30 anos de idade, que visa desenvolver ações baseadas na participação, autonomia, igualdade e justiça social, favorecendo o acesso a bens culturais que a leitura e a escrita proporcionam.
O projeto, que leva o nome de “Samba no CAC”, envolve todas as disciplinas fundamentais no processo de alfabetização e aprendizado. De acordo com o professor articulador do trabalho, Izaltino Ferreiro Meireles Filho, a ideia foi desenvolvida a partir de consulta feita aos alunos, com objetivo de usar o saber da comunidade como matéria-prima para o ensino e, assim, valorizar os fatores sociais identificados nesse processo: “É de grande importância a oportunidade de trabalhar com estudantes que já estiveram no índice de analfabetismo ou evasão escolar e, agora, retornam em busca de aprendizado”.
Para marcar o início do “Samba no CAC” foi realizado show com a sambista juiz-forana Alessandra Crispim, no núcleo do CAC localizado no Curumim “Olavo Costa”. A cantora alegrou cerca de 70 alunos, inclusive dos outros núcleos do programa. A aluna Sônia Barbosa, 66 anos, surpreendeu-se com a apresentação: “Foi muito bom. É a primeira vez que vi um show ao vivo de uma cantora famosa”.
Além do núcleo no Bairro Vila Olavo Costa, há outros que funcionam em Vila Ideal, Dom Bosco, Ipiranga e no Centro de População de Rua (Centro Pop). As ações do projeto acontecerão no decorrer deste semestre, e a programação de setembro anuncia show de chorinho, outro ritmo tipicamente brasileiro.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário