JUIZ DE FORA - 28/9/2017 - 13:30
Beleza e suavidade são algumas das características da cor rosa. Mas, em outubro, seu significado é o autoconhecimento e autocuidado. Buscando despertar e sensibilizar o público feminino para a necessidade de cuidar de sua saúde de forma integral, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inicia a campanha do “Outubro Rosa: Cuidando da Saúde do Peito, Corpo, Mente e Alma das Mulheres”.
As ações serão concentradas nos dias 11 e 16, além de orientações e dicas de cuidado que serão publicadas no Facebook ao longo do mês. No dia 11, às 9 horas, no pátio do prédio da Secretaria de Saúde, será realizado um café da manhã para todos os servidores públicos da área. Durante a confraternização, estarão disponíveis serviços, como teste de glicemia, avaliação nutricional, aferição de pressão e sessões de maquiagem. A médica mastologista do Departamento da Saúde da Mulher, Ana Cláudia Dias Sousa Figueiredo, ministrará palestra com o tema “Saúde no Corpo da Mulher: Câncer de Mama e Colo do Útero”.
No dia 16, a oportunidade é para todos os supervisores de todas as secretarias e unidades da Prefeitura, com uma programação completa que vai das 13 horas às 16h30. O “Dia “D” abordará temas amplos, com palestras visando a esclarecer dúvidas e levar orientações sobre os cuidados com a saúde integral da mulher. O seminário acontece no auditório do Centro de Vigilância em Saúde (Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória).
A campanha “Outubro Rosa”
O movimento “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás do de pele, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, apesar de serem casos mais raros, representando 1% das ocorrências.
Já o câncer de colo de útero, também segundo o Inca, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Mais de cinco mil mulheres morrem por ano em decorrência do câncer, totalizando uma morte a cada 90 minutos. O exame Papanicolau é uma forma eficaz de prevenção.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389/ 7123.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário