quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Museu é objeto de estudo para cursos na Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA - 23/8/2017 - 17:48

Além dos grupos de ensinos fundamental e médio, a Fundação Museu Mariano Procópio recebe solicitações para atividades na instituição de vários cursos de nível superior. Nesta quarta-feira, 23, alunos das disciplinas de Patrimônio Histórico 2 e Projeto Paisagístico das graduações de História e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprofundaram o conteúdo explorado em sala de aula.

Com início da atividade às 8 horas, a turma do Projeto Paisagístico, da professora Ana Barbosa, realizou visitação às galerias do bosque, em torno dos prédios históricos. Os 25 alunos foram às áreas isoladas, acompanhados pela equipe do Museu. Entre as questões abordadas, a origem do projeto paisagístico da propriedade e as principais características mantidas desde a época de sua concepção.

Para a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ana Paula Cordeiro, a atividade contribui para melhor compreensão do tema abordado em sala de aula, possibilitando a vivência de um jardim histórico: “O Museu é objeto de estudo em várias disciplinas e cursos. A facilidade do acesso permite maior fixação do que vimos na faculdade”.

A turma da disciplina de Patrimônio Histórico 2 visitou as áreas de acervo técnico, documentos e fotografia do Museu. O grupo foi recebido pela equipe do Departamento de Acervo Técnico (DAT), que mostrou peças e objetos da coleção de Alfredo Ferreira Lage. Segundo Maraliz Christo, professora de História, 70% do curso é dedicado ao Museu Mariano Procópio: “Estudamos a presença dos historiadores nos museus, a contribuição desses profissionais para as instituições e a relação de ensino e pesquisa”.

As visitas a essas áreas devem ser solicitadas à direção da fundação, para que seja avaliada a possibilidade de atendimento aos grupos. O telefone para agendamento é o 3690-2027.

Mais informações com a assessoria de comunicação do Museu Mariano Procópio, no telefone: 3690 2004.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário