sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Imóveis tombados são abertos para visitação durante 6ª Jornada Mineira do Patrimônio

JUIZ DE FORA - 4/8/2017 - 17:41

Foto: Antônio Carlos Duarte

Cerca de 200 estudantes universitários de arquitetura, turismo e história conhecerão por dentro alguns dos imóveis mais emblemáticos da cidade, através do projeto “O Patrimônio Cultural de Juiz de Fora de Portas Abertas”, desenvolvido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Para aumentar o alcance da ação, imagens de detalhes arquitetônicos das construções serão publicadas na página da Funalfa, no facebook (facebook/funalfa).

O circuito é coordenado pela Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa e integra a programação da 6ª Jornada Mineira do Patrimônio, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha/MG). Serão realizadas 11 visitas, em cinco imóveis.

A programação terá início na terça-feira, 8, no Palacete “Frederico Ferreira Lage”, pertencente ao Exército Brasileiro e localizado ao lado do parque do Museu Mariano Procópio. Também estão incluídos no projeto o “Castelinho da Ultrimagem”, o Palacete “Caramuru” (sede do Colégio Cave), o Hotel Renascença e o “Castelinho dos Bracher”.

No caso do “Castelinho dos Bracher” a visita é parte da contrapartida do projeto de recuperação das esquadrias de madeira do imóvel, apresentado pelo Programa de Estudos e Revitalização da Memória Arquitetônica e Artística (Permear) e aprovado na Lei “Murilo Mendes” de Incentivo à Cultura.

Conforme o historiador Fabrício Fernandes, da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), para não interferir na rotina doméstica e de trabalho nos imóveis, os grupos deverão ter, no máximo, entre 15 e 20 integrantes, previamente selecionados. Foram contemplados estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Centro de Ensino Superior (CES) e da Faculdade Metodista Granbery: “Os proprietários dos imóveis serão os cicerones, conduzindo os visitantes, contando histórias e revelando curiosidades sobre as construções, além de apontar detalhes arquitetônicos”.

O historiador explicou que a proposta é permitir que as pessoas conheçam o interior de imóveis cujas fachadas fazem parte da rotina e da memória afetiva de quem circula pela cidade: “As construções incluídas no circuito são formadoras da identidade de Juiz de Fora e de seus moradores”. 

A Jornada Mineira do Patrimônio acontece a cada dois anos, quando o Iepha lança aos municípios o desafio de apresentar ações que abordem e divulguem o patrimônio cultural do estado. As propostas são unificadas no site do instituto, compondo vasta programação.

Circuito 
Palacete “Frederico Ferreira Lage” | Rua Mariano Procópio, 970 – Bairro Mariano Procópio – Dias 8 e 24, às 10 horas
Palacete “Caramuru” | Rua Floriano Peixoto, 847, esquina com Rua Tiradentes – Centro - Dia 10, às 15 horas
Hotel Renascença | Praça Dr. João Penido (da Estação), 22 – Centro - Dias 14 e 15, às 15 horas 
“Castelinho dos Bracher”| Rua Antônio Dias, 300 – Granbery – Dias 16, 18, 23, 25 e 30, à tarde, em horários a serem definidos
“Castelinho da Ultrimagem” | Avenida Rio Branco, 3.029 – Centro - Dia 29, às 10h40 e 16h40

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário