quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Guarda Municipal recebe capacitação em primeiros socorros

JUIZ DE FORA - 31/8/2017 - 17:53

A Guarda Municipal (GM), órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou nesta semana reciclagem em primeiros socorros para seus integrantes. O objetivo do encontro foi reforçar conteúdos já estudados e até praticados pela GM para prestação de atendimento de emergência com maior segurança. O foco da capacitação foi o socorro em caso de parada cardiorrespiratória (PCR).

Na palestra, ministrada pelo enfermeiro Heliomar Rodrigues, os guardas reforçaram questões como sintomas e sinais de parada cardiorrespiratória e o protocolo para atendimento deste tipo de situação: "O grande intuito desta capacitação é estar treinando os guardas a fazerem o procedimento correto, já que eles atuam em pontos estratégicos na cidade. De forma que o atendimento seja mais eficaz e a resposta do paciente tenha maior êxito, até a chegada de socorro médico".

O instrutor afirmou que é mais importante socorrer à vítima de PCR no próprio local, que tentar removê-la para unidade médica: "A realização da massagem cardíaca, dentro do protocolo, aumenta as chances de sobrevida do indivíduo. Se realizada nos primeiros cinco minutos, é de 75%. Entre seis e 15 minutos, após a parada, 15%. E acima de 15 minutos, se reduz para 5%. Por isso é tão importante saber o que fazer nos primeiros minutos".

A capacitação contou com abordagem teórica, prática de massagem cardíaca e ventilação mecânica. Em duplas, os guardas realizaram o exercício, sob supervisão do enfermeiro. A cada demonstração, novas dificuldades, incluídas propositalmente pelo instrutor, tornavam a atividade um aprendizado mais próximo do real. "A ideia é mostrar que, no momento do socorro, o profissional encontrará dificuldades e imprevistos, com os quais ele precisará lidar", completou Heliomar.

Para a comandante da Guarda Municipal, Emilce de Castro, a capacitação cumpre o papel de manter a equipe apta a prestar atendimento em seus locais de trabalho: "Diante de um problema, o agente público uniformizado é o primeiro a ser chamado. A população confia ao guarda o pedido de socorro. Isso é muito comum no dia a dia do nosso trabalho. Por isso, é muito válido reciclar conhecimentos nesta área. O guarda precisa avaliar o quadro para a tomada de decisão adequada, estar seguro dos procedimentos técnicos e agir no sentido de minimizar complicações à saúde do indivíduo, enquanto aguarda a chegada de profissionais médicos".

Capacitação continuada
O objetivo do processo de capacitação é o aprimoramento das ações da Guarda Municipal. Desde o início de suas atividades, em 2008, a corporação recebe capacitação permanente em assuntos relacionados à função. Semanalmente, toda a tropa tem compromisso de participar de treinamento. São duas horas destinadas à discussão de temas da realidade profissional e atividades físicas.

Atualmente, a corporação cumpre programação de cursos, que se estende até novembro. Na lista de instruções a serem cursadas constam ainda código de posturas, liderança e comportamento, informática, defesa pessoal, manuseio de equipamentos, primeiros socorros, brigadista, proteção de autoridades e legislação de trânsito.

Todo o "Plano de Capacitação da GMJF" foi estruturado e viabilizado pela Subsecretaria de Desenvolvimento Institucional (SSDI) e pelo Departamento de Desenvolvimento do Servidor (DDS) da SARH, em parceria com a Sesuc, atendendo a necessidade de adequação à grade curricular definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

* Informações com a assessoria de Comunicação da Sesuc através do 36907245.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário