JUIZ DE FORA - 14/8/2017 - 14:02
Foto: Gil Velloso
Este mês, o Programa “Gente em Primeiro Lugar”, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), celebra oito anos de funcionamento. Criado em 2009, o programa, em seu início, contava com a participação de 11 articuladores culturais, atendendo a 21 bairros da cidade. Atualmente, o cenário é outro: 25 articuladores comandam oficinas em 53 bairros, abrangendo todas as regiões da cidade.
De acordo com a coordenadora do Centro Cultural Dnar Rocha (um dos espaços de funcionamento do programa), Gabriele Generoso, em sua fundação, o “Gente em Primeiro Lugar” atendia prioritariamente a bairros com altos índices de exclusão social, usando o mapeamento feito na cidade. Em pouco tempo, o programa aumentou sua abrangência, ampliando as faixas atendidas a partir de demandas dos moradores dos bairros. “Foram criadas parcerias nas comunidades, que disponibilizaram espaços para que as oficinas acontecessem, em salões de paróquias, escolas públicas e outros locais”, contou. Em seu primeiro ano, o programa teve 1.300 alunos matriculados.
Segundo o último balanço feito este ano, o programa possui cerca de quatro mil crianças, jovens e adolescentes matriculados, em 60 unidades onde as oficinas funcionam. Dentre as modalidades oferecidas pelo “Gente”, estão dança (balé, break, urbana, contemporânea e sapateado), música (violão, flauta e percussão), artes visuais (grafite e artesanato), capoeira e teatro. Os trabalhos feitos pelos alunos, e coordenados pelos articuladores culturais, são apresentados aos pais e responsáveis e à população de forma geral, em mostras e espetáculos realizados pelo programa regularmente. “Com o passar dos anos, nós tivemos uma formação de público muito significativa. O espetáculo de dança, por exemplo, começou como uma mostra pequena e tivemos que ir para um espaço maior. Há dois anos ela é apresentada no Cine-Theatro Central. A procura do público por esses eventos tem aumentado a cada ano”, explicou Gabriele.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044 ou pelo “Gente em Primeiro Lugar” pelo número 3690-2015.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário