terça-feira, 20 de junho de 2017

Funalfa abre inscrição para edição 2017 do prêmio “Amigo do Patrimônio”

JUIZ DE FORA - 20/6/2017 - 15:17

Foto: Gil Velloso

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do prêmio “Amigo do Patrimônio”, instituído pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006, e promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). As indicações podem ser cadastradas, gratuitamente, até 21 de julho, na Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), na sede da Fundação (Av. Barão do Rio Branco, 2234, Centro – Parque Halfeld), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Na inscrição, deverá ser preenchida uma ficha com o nome proposto, endereço e telefone, a descrição da ação e a justificativa para o merecimento do prêmio, além de, se possível, anexar à ficha fotos e documentos da atuação proposta. Podem concorrer iniciativas reconhecidas e indicadas pela comunidade, instituições e entidades civis e ações que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos e intervenções que propiciam um novo olhar sobre o patrimônio, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito. As indicações serão avaliadas por comissão indicada pelos membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac).

Serão premiadas iniciativas de pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que tenham praticado ações para conservação, preservação, defesa ou divulgação do Patrimônio Cultural de Juiz de Fora e ações que visem a difundir conceitos que auxiliem a compreensão pela comunidade do que é o patrimônio cultural. A cerimônia de entrega acontecerá em 17 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

:: Premiados em 2016 ::

Paulo Gawryszewski, pelo trabalho realizado de forma ativa e crítica acerca da preservação do patrimônio cultural de Juiz de Fora, através de sua atuação como Diretor da Divisão de Patrimônio Cultural.

Alzira Pontes Gonzalez e Heloisa Gonzalez de Brito Pinto, pela ação e preservação do imóvel “Hilton Hotel”, na Avenida Getúlio Vargas, através de iniciativas no sentido de garantir a integridade do imóvel, objeto de uma proposta de tombamento.

Manoel Marcos Monachesi, pelo empenho na preservação da memória ferroviária na cidade, através de sua contribuição na criação no Núcleo Histórico Ferroviário, que resultou na formação do Museu ferroviário, além de sua atuação no “Programa Trens de Minas”.

Marcos Marinho, pelo papel de destaque na cena teatral de Juiz de Fora, enquanto ator, figurinista, cenógrafo, diretor, dentre outros, e pelo reconhecimento de suas iniciativas no sentido de revalorização, preservação e difusão da arte do palhaço, através de oficinas de formação de novos palhaços.

Ramon Lima Brandão, pela sua contribuição à história da cidade através de seu grande acervo de fotografias de Juiz de Fora, o seu reconhecido trabalho nas artes plásticas, além de sua contribuição no campo de pesquisa sobre o patrimônio arquitetônico local, especialmente através do livro “Arquitetura Neocolonial: Arquitetura da Felicidade”.

Projeto Conhecer para Preservar: Semana do Patrimônio Cultural da Escola Municipal Áurea Nardelli, elaborado pela professora Edylane Eiterer, pelo trabalho envolvendo professores e alunos, que buscou ressaltar a importância da preservação do patrimônio de Juiz de Fora dentro da escola, por meio de atividades práticas que objetivaram despertar um maior interesse pelo tema.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário