JUIZ DE FORA - 2/6/2017 - 14:25
Foto: Gil Velloso.
O que você faria se fosse invisível? Se “Dona Baratinha” conseguisse se casar, onde seria a lua de mel? Imagine que você é uma bala: qual seria seu sabor? Perguntas assim inusitadas funcionam como gatilhos para disparar a criatividade de 60 meninos e meninas do projeto “Escola de Escritores”, desenvolvido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), por meio da Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”. Em encontros semanais, coordenados pela professora Margareth Marinho, os participantes, com idades entre 7 e 11 anos, são incentivados a conhecer, debater e criar textos, numa viagem lúdica ao mundo mágico da leitura.
A cada sessão, as crianças são surpreendidas com atividades diferentes para serem desenvolvidas individual ou coletivamente. Debates, campeonatos e gincanas culturais e recreativas estão entre as metodologias empregadas. Criar finais diferentes para histórias clássicas e mudar o temperamento de personagens conhecidos de contos e lendas também são desafios propostos aos alunos.
As dinâmicas incluem ainda música, teatro e excursões. Entre os locais já visitados por eles estão o Planetário da Gávea e o Museu do Amanhã, ambos no Rio de Janeiro; as casas de Santos Dumont, em Petrópolis e Cabangu, onde ele nasceu. O próximo destino já está escolhido: Tiradentes, com direito a passeio de trem até São João Del-Rei.
Conforme Margareth, ao mesmo tempo em que explora a imaginação, essa série de ações permite observar aspectos técnicos do livro, conhecer os estilos e gêneros de narrativa e analisar criticamente o trabalho dos autores e ilustradores. Automaticamente, trabalha-se também as regras gramaticais e ortográficas.
“A proposta da ‘Escola de Escritores’ não é formar autores profissionais, mas apresentar a leitura como atividade prazerosa, útil e comprometida com o imaginário. Dessa maneira, formamos não apenas bons leitores, mas cidadãos críticos e sensíveis,” argumentou a educadora.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário