terça-feira, 16 de maio de 2017

No Museu Ferroviário: documentário “Apite” resgata memória ferroviária

JUIZ DE FORA - 16/5/2017 - 12:10

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 17, às 19 horas, o Museu Ferroviário (Av. Brasil, 2001 - Centro) exibirá a produção audiovisual “Apite”, desenvolvida pelo projeto de extensão “Memória Ferroviária”, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O vídeo documentário narra as descobertas dos produtores e jornalistas Miram Azevedo e Matheus Engenheiro por onde passaram durante a pesquisa, nas estradas de ferro da Zona da Mata mineira. A sessão integra a programação da “15ª Semana de Museus” e é aberta ao público.

Segundo Miriam, o projeto surgiu com o objetivo de restaurar a memória ferroviária, que tem sido perdida com o passar do tempo: “Assim que acabou o trem de passageiro, ele deixou de ser algo que servia à sociedade para ser algo comercial, usado para o transporte de carga. Hoje em dia, as pessoas o veem como um problema, porque algumas ferrovias cortam a cidade, então elas têm que esperar o trem passar para continuar seu percurso”.

Durante nove meses, os jovens passaram pelas cidades de Ewbank da Câmara, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont, Antônio Carlos e Barbacena, entrevistando personagens que viveram na época do trem de passageiro e que trabalharam nas estações. Além disto, conversaram com representantes da União, responsáveis pelo patrimônio ferroviário, para saber qual a situação atual das ferrovias e se existe a possibilidade de retorno do trem de passageiro.

Após tantas viagens, o resultado foi positivo: “Nós ficamos surpresos de ver como o trem influenciou a vida dessas pessoas e o quanto ele é representativo, principalmente para Minas Gerais, essa região que, de alguma maneira, ainda convive com ele. Nós nos envolvemos muito com o projeto e ficamos muito felizes com o material que produzimos!”

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário