JUIZ DE FORA - 10/4/2017 - 17:54
Foto: Gil Velloso
A Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Guarda Municipal, realizou, no sábado, 8, uma ação de fiscalização e conscientização sobre a Lei nº 12.924, que proíbe qualquer cidadão jogar lixo nos logradouros públicos nos limites do município.
Durante a ação, fiscais de posturas realizaram rondas na Rua São João, no Centro, orientando a população sobre a existência da legislação e a necessidade do cumprimento da medida, a fim de evitar problemas como entupimentos das redes de drenagem e posteriores alagamentos; comprometimentos da saúde pública e da estética da cidade; prejuízos à mobilidade, com acúmulo de resíduos; entre outros. O prefeito Bruno Siqueira, acompanhado do secretário de Atividades Urbanas, Eduardo Facio, e do diretor-geral do Demlurb, Jefferson Rodrigues, verificou in loco as atividades da equipe.
Ao longo da via, foram distribuídos cavaletes com a seguinte mensagem: “Lixo só no lixo! Evite ser multado. Cuide da nossa cidade”. Para ilustrar a necessidade da conscientização das pessoas quanto à prática irregular, o Demlurb depositou uma grande quantidade de resíduo, retirado do logradouro pelos garis apenas na sexta-feira, 8. Os guardas municipais deram apoio aos fiscais durante a ação.
De acordo com a Lei, aquele que for pego em flagrante jogando lixo em vias públicas deverá ser advertido, quando for a primeira vez; e, se for reincidente nesta prática, será multado. O valor da autuação varia de R$50, para volumes pequenos, que tenham tamanho igual ou menor ao de uma lata de refrigerante, a R$150, para resíduos maiores que uma lata de refrigerante, até o limite de uma sacola plástica de 20 litros.
Segundo o secretário de Atividades Urbanas, os fiscais de posturas estão intensificando a atuação, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre essa prática irregular. "É preciso que haja um convencimento de que o lixo deve realmente ser jogado no lixo e não nos espaços públicos". Facio ressaltou, ainda, que a operação será realizada nesta dinâmica durante todo mês, em ruas variadas.
Já o diretor-geral do Demlurb, Jeferson Rodrigue,s enfatizou que a fiscalização é fundamental, pois, além de contribuir para a conscientização do cidadão, também auxilia o trabalho do Demlurb, que poderá utilizar melhor os seus recursos humanos. “Com isso, a população será mais bem atendida e os custos com limpeza urbana serão reduzidos.”
* Informações com a Secretaria de Atividades Urbanas, pelo telefone 3690-7454.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário