04/04/2017 17h20 - Atualizado em 04/04/2017 20h13
Fellype Alberto
Do G1 Zona da Mata
Informações divulgadas em coletiva com secretários de Meio Ambiente e Saúde (Foto: Fellype Alberto / G1)
A Prefeitura de Juiz de Fora interditou nesta terça-feira (4) o Parque da Lajinha, no Bairro Teixeiras, após confirmação da morte de dois macacos no local. Apesar dos animais apresentarem sinais de trauma e envenenamento, eles foram encaminhados para exames em Belo Horizonte. Por precaução, o parque só será reaberto para visitação após o resultado.
De acordo com a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, em 2017 foram encontrados 38 macacos mortos em Juiz de Fora, dos quais um caso foi confirmado com febre amarela, dois descartados para a doença e os demais aguardam resultado. “Os animais mortos foram encontrados em todas as regiões da cidade, mas o único confirmado com a doença foi o do Bairro São Pedro, onde intensificamos as ações”, explicou.
O Parque da Lajinha é um dos principais cartões de visita da cidade, recebe cerca de mil visitantes durante os finais de semana e cem pessoas diariamente durante a semana. O local possui área de aproximadamente 860 mil metros quadrados, com mata nativa, trilhas, lago e jardins.
O Secretário de Meio Ambiente, Luís Cláudio Santos Pinto, destacou que apesar da importância do local para o turismo de meio ambiente da cidade o fechamento foi predominante. “Mesmo que não se confirmem as mortes dos macacos por febre amarela, até que tenhamos o resultado dos exames precisamos evitar que a população frequente o local e corra o risco de entrar em contato com o mosquito transmissor”, afirmou.
De acordo com a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Michele Freitas, a maioria dos 38 macacos encontrados mortos apresentavam os mesmos sinais. “Os macacos não transmitem a doença, eles são como sentinelas, que nos ajudam a identificar os possíveis locais em que precisamos intensificar as ações de prevenção”, esclareceu.
Freitas explicou ainda que os mosquitos Haemagogus e o Sabethes, que transmitem a febre amarela aos macacos, não possuem hábitos urbanos. Portanto, o ser humano só poderá ser picado se entrar em contato com estes animais na mata.
Prefeito noticiou interdição
A informação do fechamento do Parque da Lajinha também foi confirmada pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB) durante a tarde, em um vídeo postado em sua página no Facebook, ao lado de Jucá. Ele disse que "os animais tinham sinais de trauma e envenenamento".
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário