quinta-feira, 6 de abril de 2017

No serviço tipo Uber, quem mais sai ganhando é a multinacional que o explora

Posted on abril 6, 2017 by Tribuna da Internet


Os motoristas são explorados sem nenhuma garantia

Isac Mariano

O bom negócio é aquele onde todas as partes nele envolvidas ficam satisfeitas! Não é o que ocorre nesse negócio da Uber! Afirmo que na Uber só ficam satisfeitos os passageiros e a própria empresa! Mas o motorista e a administração pública são prejudicados!

Todo automóvel tem custos diversos. Por exemplo: combustível; óleos e fluidos; filtros; peças variadas; pneus e mão-de-obra em manutenções preventivas e corretivas. Mas há também o IPVA, licenciamento anual, seguro obrigatório e seguro opcional (e fundamental). Além do depreciamento anual que o automóvel sofre.

CUSTOS ALTOS – Todos esses custos ficam por conta do motorista da Uber. Ou então alguns desses custos são substituídos pelos do aluguel, quando o veículo é de locadora! E são custos altos, que pesam apenas no bolso do motorista! No entanto a empresa multinacional bilionária Uber fica, dependendo da categoria de veículos, com 20 ou 25% (e mais 75 centavos fixos) do faturamento bruto de toda a corrida feita.

É um absurdo! É uma exploração de mão-de-obra! Os motoristas desse sistema acabam tendo um lucro mínimo perante muitas horas trabalhadas ao volante! E a maioria deles não faz contas detalhadas que lhes permitam avaliar os seus ganhos e despesas!

NO PREJUÍZO – Além dos motoristas, administração pública (prefeitura) também fica no prejuízo. Pois nada recolhe em tributos perante o funcionamento desse negócio. Mesmo sendo a prefeitura a única detentora do direito de conceder serviços de transportes públicos no município!

Eu não uso Uber ou qualquer serviço semelhante! Eu não concordo com a “Lei de Gerson” e , portanto, não aceito “levar vantagem” num negócio onde outras partes envolvidas levam prejuízo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário