terça-feira, 28 de março de 2017

Uaps de Santa Cecília promove curso de culinária para diabéticos

28/3/2017 - 15:33


Pacientes diabéticos da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do Bairro Santa Cecília participarão na quinta-feira, 30, às 15 horas, da “9ª Culinária do Diabético”, que terá como tema “As Plantas Medicinais e o Diabético”. O objetivo do evento, segundo o responsável pela unidade, Gilson Mateus Soares, é auxiliar o doente e o cuidador na mudança alimentar, processo fundamental do tratamento. A oficina será realizada no salão anexo da Igreja de Santa Cecília, na Rua Olegário Mariano. Os usuários da Uaps dos bairros São Mateus e Mundo Novo também foram convidados.

“Culinária” é um grupo educativo executado duas vezes ao ano para todos os usuários da unidade, sempre com temática própria para cada edição e receitas novas. No espaço há orientação, teatro lúdico, prática de receitas e degustação. Desta vez, a receita principal do evento será o sorvete diet, e o visitante receberá as receitas anteriores e a atual. “Executamos as receitas na hora, com sabor agradável e de fácil preparo, para que os pacientes vejam que podem ter qualidade de vida dentro das suas limitações”, explicou Gilson.

A farmacêutica da Uaps, Glauciemar Del-Vechio Vieira, fará palestra sobre fitoterapia, que consiste no tratamento de doenças mediante uso de plantas: “Nosso intuito é mostrar a abrangência da fitoterapia, os benefícios aos pacientes, e orientá-los sob a forma correta da utilização das plantas. Além disso, vamos entregar amostras das plantas secas, prontas para fazer o chá, e também entregaremos mudas, para que as pessoas possam plantar em seus quintais e manter a utilização”.

A endocrinologista do Sistema Único de Saúde (SUS), Ana Chartuni, esclareceu que a variação dos níveis de glicose aumenta a compulsão alimentar no paciente e, por conta disso, ele tem grande dificuldade em seguir dieta e evitar os alimentos que lhe dão prazer: “Além disso, os portadores da doença apresentam resistência com relação à dieta hipocalórica, com restrições de açúcar, muitas vezes por questões culturais e comportamentais bastante arraigadas e de difícil contraposição”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389 ou 7123.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário