domingo, 5 de março de 2017

Procon alerta sobre compra de produtos de páscoa

JUIZ DE FORA - 2/3/2017 - 18:24
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) orienta os consumidores nas compras da Páscoa, com a proximidade da data cresce a procura pelos produtos tradicionais consumidos nas festividades. Entre os mais procurados estão os pescados e os ovos de chocolate. O consumidor deve estar atento à compra destes alimentos, para evitar futuros problemas.

De acordo com o gerente do Departamento de Atendimento do Procon/JF, Oscar Furtado, é importante realizar uma pesquisa antes de ir às compras. “É preciso comparar os preços de um estabelecimento para o outro, porque nessa época há muitas variações.

Nas compras de ovos de Páscoa é importante ficar atento ao prazo de validade e ao peso do ovo. Também é importante não se deixar enganar pela embalagem. Uma boa dica é não levar crianças quando for realizar as compras. Quando os ovos apresentarem brinquedos, verifique se a embalagem traz o selo do Inmetro, com a faixa etária recomendável para o uso. É importante que o consumidor tenha consciência de que, se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, com a informação de que estão "quebrados", normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto. Deve-se ainda ficar atento ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas.

Outro detalhe que deve ser levado em consideração é perceber se os chocolates estão em lugar arejado e longe de produtos de limpeza ou de forte odor. Verifique se as embalagens estão íntegras. Ou seja, se não estão furadas ou violadas, o que facilita a presença de insetos e contaminação. Caso os ovos ou bombons sejam de fabricação caseira, o fornecedor é obrigado a seguir as mesmas regras de comercialização

Na compra dos peixes, é preciso ficar atento à conservação e à aparência dos produtos. A dica é observar se os olhos do pescado estão brilhantes, se as guelras estão vermelhas e as escamas inteiras e presas ao corpo. O armazenamento, a refrigeração e a higiene são itens importantes a serem verificados. As embalagens devem estar acomodadas, de forma a permitir a circulação do ar frio, para não comprometer a qualidade do alimento. Se o produto estiver congelado, a temperatura deverá ser inferior a 18 graus negativos.

A atenção ao rótulo do registro obrigatório do órgão de fiscalização, além das datas de validade são cuidados indispensáveis na hora da compra. Quanto ao bacalhau, não adquira o peixe se estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, isso é sinal de presença de bolor ou deterioração. Nos casos dos enlatados como sardinha e atum, a orientação é verificar se a embalagem não está amassada e nem violada, se contém todas as informações de composição e data de validade. E, por último, o consumidor deve sempre solicitar a nota fiscal, que será a garantia de posterior reclamação.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690 8439.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário