quarta-feira, 8 de março de 2017

JF - Febre amarela tem dia especial de vacinação no sábado

JUIZ DE FORA - 8/3/2017 - 18:32

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoverá no sábado, 11, o “Dia Especial de Vacinação Contra a Febre Amarela”. O objetivo é facilitar o acesso à imunização para as pessoas que têm dificuldades de ir até os postos durante a semana e, assim, agilizar a proteção da população. Neste dia especial estarão abertas para vacinação as 63 unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), além do Pronto Atendimento (PAM Marechal) e dos departamentos de saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e do Idoso (DSI). A meta da Prefeitura é vacinar cerca de 20 mil pessoas, entre 8 e 13 horas, quando as unidades estarão abertas. “Vamos fazer este dia especial para ampliar nossa cobertura vacinal o mais rápido possível e deixar a população tranquila. No entanto, é fundamental destacar que não há necessidade para pânico ou correria. Todos serão vacinados”, anunciou a secretária de Saúde, Beth Jucá.

O “Dia Especial de Vacinação” é parte das ações da SS, que vem adotando medidas preventivas e de combate desde o registro relacionado à morte, na cidade, do primeiro macaco vítima de febre amarela. A partir da necessidade de intensificação das ações, na segunda-feira, 6, a SS fez aplicação do inseticida na região do Bairro São Pedro, onde foi encontrado mo macaco, conforme preconizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), e iniciou a cobertura vacinal não só da população daquela região, mas de toda a cidade. Setenta e cinco mil doses de vacina foram entregues pela SES na mesma segunda-feira, das quais 35 mil já foram distribuídas às unidades.

Isto significa aumento na demanda das Uaps e, consequentemente, mais filas. No entanto, para amenizar este reflexo, a secretaria buscou parcerias, o que já deve surtir efeito nos próximos dias. Uma delas foi a abertura de ponto exclusivo para vacinação contra a febre amarela, no térreo do prédio do PAM-Marechal, onde a demanda costuma ser maior.

A segunda ação foi a parceria com faculdades de enfermagem da cidade, que irão disponibilizar 64 estagiários para apoiar as equipes de vacinação, ampliando a capacidade de aplicação diária do medicamento. Os estagiários se revezarão em dias e turnos distintos e atuarão nas unidades de maior demanda, como a Uaps Centro Sul e o PAM-Marechal, além da Uaps de São Pedro. Os demais darão suporte em outras unidades, de acordo com a demanda de cada uma. “Esta foi uma parceria muito importante, para darmos conforto à população. Com mais profissionais, reduzimos e até podemos evitar as filas", reforçou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida.

Nesta quinta-feira, 9, gerentes e enfermeiros responsáveis pelas salas de vacinação nas Uaps receberão orientações sobre as diretrizes de intensificação da cobertura, num trabalho conjunto entre as subsecretarias de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Confira locais e horários de vacinação

- 63 Uaps: das 8 horas às 10h45 e das 13 horas às 16h45, respeitando o período de almoço, das 11 às 13 horas.
- PAM-Marechal: posto exclusivo para vacinação, das 8 às 17 horas (sem intervalo de almoço).
- Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: das 8 às 11 horas e de 13 às 16 horas (Rua São Sebastião, 776, Centro).
- Departamento de Saúde do Idoso: das 8 horas às 10h30 e das 13 horas às 16h30 (Rua Batista de Oliveira, 943, Centro).

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário