quarta-feira, 29 de março de 2017

Conscientização sobre autismo tem programação até 3 de abril

JUIZ DE FORA - 29/3/2017 - 17:06


Para celebrar a primeira “Semana Municipal de Conscientização Sobre o Autismo”, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Centro de Atenção Psicossocial da lnfância e Juventude (Capsi), uniu-se a entidades que trabalham com esse público, o Instituto “Bruno Viana” e o Grupo Gappa, promovendo programação de conscientização e possibilidades de vivência com a realidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Município regulamentou, neste mês, a lei que torna a semana parte do calendário oficial, em consonância ao "Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo", em 2 de abril.

“Datas e semanas de conscientização são importantes, para que as pessoas em geral, além de pais, professores e profissionais de saúde, estejam informadas sobre as doenças e atentem para os sinais o quanto antes. A partir do diagnóstico, o paciente já pode começar a receber o tratamento e os estímulos adequados", destacou a secretária de Saúde, Beth Jucá. A programação começará na sexta-feira, 31, e vai até terça, 3 de abril, incluindo debates, palestras, seminários e fóruns sobre as políticas de proteção aos direitos dos autistas (conhecidos carinhosamente como “anjos azuis”), passeatas, apresentações e atividades lúdicas para os pacientes, familiares e todo o público interessado.

Programação
31/3 - Sexta-feira
Seminário internacional, com o tema “Plano de Ensino Individualizado Para Pessoas com Autismo e Deficiências Múltiplas"
Palestrantes: Maria Bove (médica, Universidade de Vermont) e Timothy Harsthorne (médico, Universidade de Michigan), ambos dos Estados Unidos
7h30 às 18 horas
Centro Universitário Estácio
Inscrições e informações:
comunicacao@institutobruno.org.br / (32) 2102 - 4300 / (32) 98802-0710

1º/4 - sábado
8 às 12 horas - Passeata seguida de atividades de lazer e tira dúvidas com profissionais
Local: Concentração na Praça da Estação, saída às 9 horas subindo a Rua Halfeld.
10 às 12 horas – Atividades de lazer e informação no Parque Halfeld.

2/4 - domingo
9 horas – Piquenique das famílias, amigos e “anjos azuis”, no Parque da Lajinha (levar toalha e algo para compartilhar no lanche coletivo. Dica: vá vestido de azul!)

3/4 - segunda-feira
8h30 - Passeata na Praça do Bairro Bom Pastor, com distribuição de folhetos de conscientização sobre os sintomas e o papel do Capsi junto a esse público, e entrega de flores artesanais, confeccionadas pelos usuários.
Concentração no Capsi (Praça Doutor João Tostes, 240), seguindo para Praça do Bom Pastor, onde haverá apresentação dos “Médicos do Barulho”.

19 horas – Missa na Igreja de Santa Rita de Cássia, para autistas (independente da religião). Em seguida, haverá palestra sobre autismo.
Endereço: Rua Barão do Retiro, 388, Bairro Bonfim

Autismo
Transtorno do desenvolvimento, chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujos sinais surgem antes dos três anos de idade. Os principais sintomas são: problemas com a linguagem, interação social e comportamento (restrito e repetitivo).

Atinge mais os meninos, com proporção de cerca de cinco casos entre eles para um entre meninas. A identificação precoce precisa ser feita o mais depressa possível, para que as crianças com autismo possam ter acesso a ações e programas de intervenção, com melhores resultados. Os casos em que há suspeita de autismo na infância devem ser analisados principalmente por neuropediatras ou psiquiatras infantis.

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 7389.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário