JUIZ DE FORA - 13/12/2016 - 18:18
As discussões das relações raciais no Brasil continuarão na pauta da Escola Municipal (E.M.) “Thereza Falci", no Bairro Santa Lúcia, na quinta-feira, 15, com a reapresentação do espetáculo “Preto no Branco”, do projeto “Soul Black do Ben”. Alunos e ex farão duas apresentações na quadra da escola, às 9 e às 15 horas, com entrada franca. Os espetáculos serão seguidos de debates na sala multimeios da escola, sobre as impressões da peça e a temática proposta.
O projeto é coordenado pelos professores Carla Carvalho, Giovana Castro e Herbert Hischter. A construção desse espetáculo foi acontecendo por etapas e desenvolvida juntamente com os alunos, através do aprofundamento do trabalho pedagógico sobre as influências da cultura afro-brasileira no país. O objetivo das atividades é ampliar as propostas realizadas em anos anteriores e aprofundar as discussões dessas raízes histórias e culturais, envolvendo música, dança e arte, num trabalho de sensibilidade e conscientização dos estudantes e do público.
“Primeiramente, os alunos apresentaram um processo na mostra estudantil desse ano e outro no Femde (Festival Municipal de Dançaeducação). A estreia foi para os professores, em reunião pedagógica no meio do ano, e duas apresentações realizadas no Teatro Solar. Agora faremos essa apresentação na escola e esperamos toda a comunidade”, relatou o professor de dança Herbert Hischter.
A chefe do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), da Secretaria de Educação (SE), Iêda Loureiro, esteve na apresentação anterior, realizada no Teatro Solar. Ela considerou que o espetáculo consegue tratar um tema tão importante de forma intensa e com estética bem elaborada, envolvendo a plateia: “Achei bonito, esteticamente muito interessante. Com jogo entre branco e preto, faz pensar sobre o movimento da cultura negra. Outra coisa interessante é ver como conseguem envolver os alunos de diferentes idades numa mesma proposta, ao mesmo tempo que dão visualidade a essa temática de forma complexa, mas com leveza, emocionando o público”.
“Sou Black do Ben” é um projeto que acontece desde 2012. A proposta é, a cada ano, montar um espetáculo de acordo com a realidade do aluno. Atualmente, o grupo conta com o envolvimento direto de 43 estudantes da escola e com a presença de ex-alunos, que continuam participando das discussões temáticas e dos ensaios.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da SE, pelo telefone 3690-8497
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário