13/12/2016
São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (13/12) a operação Hefesta, para desarticular esquema de desvio de recursos públicos federais do Ministério da Cultura para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador no município de São Bernardo do Campo/SP.
Cerca de 60 policiais federais e 10 servidores da Controladoria Geral da União cumprem 32 mandados,expedidos pela 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo, sendo 8 mandados de prisão temporária, 8 mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão, nas cidades de São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, Barueri, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
O inquérito foi instaurado pela PF a partir de informações divulgadas pela imprensa em novembro de 2014, indicando atraso e possíveis fraudes na construção daquele museu.
A investigação da Polícia Federal aponta o desvio de recursos provenientes de projetos da Lei Rouanet e convênios do Ministério da Cultura com a prefeitura municipal. Há indícios de superfaturamento de projetos, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e duplicidade de objetos nos projetos de captação. A obra iniciou em 2012 e estava prevista para durar nove meses, mas até hoje não foi concluída.
O nome da operação remete ao deus grego Hefesto, do trabalho e da metalurgia.
Será realizada entrevista coletiva, às 14h30, no auditório da Superintendência Regional da PF, na Rua Hugo D’Antola, 95, térreo, Lapa de Baixo, SP.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Contato: (11) 3538-5015
http://www.pf.gov.br/agencia/noticias/2016/12/pf-combate-desvio-de-recursos-publicos-do-ministerio-da-cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário