JUIZ DE FORA - 21/11/2016 - 19:32
A partir desta segunda-feira, 21, a Guarda Municipal (GM) está reforçando sua presença na Praça dos Três Poderes, no Centro, em resposta à permanência de pessoas em situação de rua naquela área, usando o monumento como abrigo. A Guarda se posicionou no local em proteção ao patrimônio, após ação coordenada, na manhã, juntamente com a Polícia Militar (PM), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a equipe de abordagem da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).
A operação teve início às 5h30, com a chegada do Demlurb e dos profissionais da Amac, fazendo levantamento das pessoas ali instaladas, para encaminhamento aos serviços assistenciais e abrigos, conforme a necessidade. Esse trabalho será mantido até o fim da semana.
À Guarda Municipal coube garantir aos profissionais da abordagem condições para o cumprimento de sua função, bem como a proteção de todo o patrimônio público do entorno, assegurando que não haja retorno da população remanejada ao local. O órgão solicitou a manutenção do portão de acesso ao monumento à Secretaria de Obras (SO), dificultando nova invasão. Assim que as condições de isolamento forem retomadas, a GM manterá monitoramento da área.
O problema da população em situação de rua em Juiz de Fora é enfrentado com ação efetiva. Uma rede de serviços e assistência busca amparar, orientar e tentar tirar essas pessoas das ruas. Uma equipe multidisciplinar atua permanentemente em abordagens sistemáticas.
Assistentes sociais, fiscais de posturas, servidores do Demlurb, da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), PM e GM visitam os abrigos improvisados, levando propostas de outras perspectivas de vida a quem se encontra nas ruas. O trabalho se baseia na conversação, uma vez que a pessoa é livre para aceitar ou não a ajuda. É neste processo de contato, abordagem e definição de procedimentos que a Guarda entra, assegurando a aproximação dos profissionais, a razoabilidade entre as partes e a integridade física de toda a equipe.
Desde 2014 a Guarda Municipal possui assento na diretoria do Comitê População de Rua, tendo contribuído para a publicação da Instrução Normativa nº 001, em abril deste ano, instituída pelos órgãos atuantes nas ações de abordagem, para definição do papel de cada um deles no trabalho coordenado.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Guarda Municipal pelo telefone 3690-8552.
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário