sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Justiça proíbe Margarida de fazer caminhada no mesmo local que Bruno

28/10/2016 17h46 - Atualizado em 28/10/2016 17h46

Bárbara Almeida
Do G1 Zona da Mata

Bruno e Margarida vão disputar 2º turno em Juiz de Fora
 (Foto: Rafael Antunes e Vagner Tolendato/G1)

A Justiça Eleitoral determinou que a candidata à Prefeitura de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), não realize a "Caminhada da Vitória" na manhã de sábado (29) no Calçadão da Rua Halfeld até a Avenida Getúlio Vargas. De acordo com a decisão do juiz Edir Guerson de Medeiros, o evento tradicional na cidade só poderá ser realizado das 10h às 13h pelo candidato a reeleição, Bruno Siqueira (PMDB).

De acordo com a Justiça Eleitoral, como apenas a coligação do PMDB, "Pro futuro e agora" enviou um ofício comunicando previamente a Polícia Militar (PM) sobre a realização do evento, a coligação do PT, "Viva Juiz de Fora", não poderia realizar a passeata no mesmo horário e local para prevenir prejuízos ao processo eleitoral.
Candidatos realizariam passeata no mesmo local e horário (Foto: Lucas Peths/G1)

“Em vista dos documentos acostados, entendo que somente um dos candidatos poderá realizar atos de propaganda eleitoral no Calçadão da Rua Halfeld, havendo coincidência de horários. Pois na eventualidade de ambos praticarem os atos noticiados concomitantemente, certamente haverá tumulto e perigo de danos de consequência inimagináveis. Quanto ao fato de quem poderá realizar o evento, não há dúvidas que é o candidato Bruno Siqueira eis que tomou providências legais comunicando a passeata desde o dia 7 de outubro a PM... ", diz o documento.

Ainda de acordo com o documento, a candidata do Margarida pode realizar a passeata no Calçadão da Rua Halfeld no sábado, apenas das 13h30 às 22h.

PM
A PM confirmou ao G1 que a coligação do candidato Bruno Siqueira protocolou o documento informando a realização da passeata às 10h, no Calçadão da Rua Halfeld, no sábado (29), no último dia 7 de outubro.

Ainda de acordo com a PM, a coligação da candidata Margarida Salomão protocolou nesta sexta-feira (28) um documento informando a realização de uma caminhada também no sábado, às 10h, na Rua Marechal Deodoro.

O G1 entrou em contato com as assessorias de comunicação da candidata do Partido Trabalhista (PT) e do candidato do PMDB para saber se eles querem se posicionar sobre o assunto e aguarda retorno.
Margarida Salomão (PT) publicou nota em Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Manifesto nas redes sociais
A candidata Margarida Salomão publicou nas redes sociais nesta sexta-feira (28) um nota oficial sobre a decisão. Na publicação, ela diz que a decisão foi baseada no medo de um possível confronto de “torcidas”.

"... Juiz de Fora tem uma tradição de décadas das manifestações pacíficas, alegres e animadas no sábado de manhã no Calçadão da Rua Halfeld. Não há registro de uma só ocorrência que justifique o pedido nem a decisão do juiz.

O evidente crescimento da nossa campanha faz com que nosso adversário apele para a Justiça para tentar minar nossa principal força, o apoio popular. “A judicialização da política, aliás, é uma característica de quem quer evitar o debate de ideias e propostas”, diz parte do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário