Edinho abandonou o vermelho do PT para tentar se eleger
Marcelo Toledo
Folha
Um dos homens fortes da segunda gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, Edinho Silva, ex-ministro da Comunicação Social, tenta retornar à Prefeitura de Araraquara oito anos após tê-la deixado. Com campanha modesta em relação às anteriores e citando dificuldades de arrecadação, ele tem como um dos adversários na eleição sua ex-mulher Edna Martins (PSDB).
Em uma sala na sede do PT de Araraquara, com paredes adornadas por fotos de Edinho com Lula — segurando a camisa da Ferroviária, time da cidade — e a imagem oficial de Dilma, o petista usava o computador para responder a usuários de uma rede social.
Entre os assuntos tratados com a participação de 800 pessoas, nada de questões nacionais, que o petista confirma serem prejudiciais à sua campanha, e sim guarda municipal, melhorias no setor de água e esgoto, dívida da prefeitura, mototaxistas e escolinhas de esportes.
SEM VERMELHO – O vermelho abriu espaço na campanha para cores como azul, verde, roxo e branco. Seus adversários, por sua vez, exploram os problemas que envolvem o PT e a Lava Jato.
Diferentemente de disputas anteriores, a equipe de Edinho é enxuta: duas pessoas acompanham a interação com os internautas, numa campanha feita por cerca de dez integrantes, no total. “Já tinha decidido ser candidato em novembro. Voltar para Araraquara não significa voltar para trás”, disse.
Embora lidere com folga as pesquisas, com 46% das intenções de voto segundo o Ibope, o petista disse que a atual é a pior das eleições que já disputou. “O ambiente político do país reflete muito aqui. Muitas vezes me sinto muito injustiçado. Tenho mãe, tenho filhos, que frequentam espaços da cidade, é muito difícil. O nível da campanha que jogaram aqui é difícil.” Edna tem 12%, seguida por Aluísio Boi (PMDB) com 10%
FILHO DIVIDIDO – Edinho e Edna se conheceram na adolescência, namoraram e ficaram casados até o início da década passada. Em 2008, quando ainda estava no PT, ela foi candidata à Prefeitura, apoiada por Edinho, que encerrava seu segundo mandato, mas foi derrotada por Marcelo Barbieri (PMDB), que termina sua segunda gestão.
Do casamento, nasceu um filho, hoje com 27 anos. Em quem ele votará? “Falei para ele ficar onde trabalha [Curitiba] e não votar, não tem o menor sentido. Esse constrangimento ele não terá”, disse Edinho, que afirmou manter relação de cordialidade com a ex-mulher.
Para Edna, não haverá conflito familiar. “Ele é bastante resolvido com a situação. Tem título eleitoral de Araraquara, mas não vai votar.”
LAVA JATO – Edinho Silva foi acusado pelo empresário Ricardo Pessoa, da empreiteira UTC, de pedir dinheiro para a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014, em troca de manter contratos com a Petrobras. O candidato, que foi tesoureiro na campanha, nega as irregularidades.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Edinho Silva foi responsável pela montagem do Caixa 2 na campanha da chapa Dilma/Temer, era integrante da “organização criminosa” (codinome de quadrilha) e inevitavelmente será condenado na Lava Jato. Tudo indica que será eleito em Araraquara, mas acabará perdendo o mandato. É só uma questão de tempo. (C.N.)
Posted in Tribuna da Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário