sábado, 23 de julho de 2016

Juiz de Fora recebe o 27 º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

21 de Julho de 2016 , 11:27 
Atualizado em 21 de Julho de 2016 , 11:34

O Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, realizado pelo Centro Cultural Pró-Música/UFJF, chega em 2016 à sua 27ª edição. 

Sediado na cidade mineira de Juiz de Fora, o evento concentra a maioria de suas atividades artístico-pedagógicas na área da música antiga.

De 24 a 31 de julho, músicos e estudantes poderão aprimorar sua técnica e conhecimentos musicais através de oficinas de instrumentos antigos e de canto, de dança barroca e de educação musical. Além dos cursos de violino barroco, violoncelo barroco, viola da gamba, flauta doce, instrumentos históricos de cordas dedilhadas e cravo, ministrados por professores brasileiros e estrangeiros com destaque no cenário musical nacional e internacional, ressalta-se o curso de forte-piano, rara oportunidade, que ficará a cargo do fortepianista e cravista Pedro Persone.

A programação cultural conta com renomados grupos e músicos nacionais e internacionais. Para abrir o evento, pela primeira vez no Brasil, o COLLEGIUM MUSICUM Den Haag, orquestra barroca holandesa criada em 2006 e dirigida pelo cravista e regente brasileiro Claudio Ribeiro, realizará um concerto inteiramente dedicado à música barroca europeia. Integrantes da orquestra ainda mostrarão sua excelência em outros concertos de câmara ao longo do Festival.
Claudio Ribeiro. Crédito: Divulgação

Outras atrações são o Coro de Câmera Pro-Arte, que também fará uma especial apresentação comemorando seus 40 anos de atividades, e ainda um concerto solo de forte-piano. Para o encerramento, Marcelo Fagerlande, um dos maiores cravistas brasileiros, apresentará As Quatro Estações do compositor francês Joseph Boismortier em um espetáculo com ambientação em vídeo, contando com um seleto trio de instrumentistas e os cantores Marilia Vargas e Marcelo Coutinho.

Paralelamente à programação do 27º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, acontece o XI Encontro de Musicologia Histórica - Do colonial à Belle Époque - contribuições para o conhecimento da musicologia luso-brasileira, que será realizado nos dias 21 e 22 de julho no IAD (Instituto de Artes e Design). Além das comunicações de trabalhos, o Encontro terá a realização de três mesas redondas, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros.

Desde 1997, o Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga integra o calendário oficial de Juiz de Fora. Em 2009, o evento foi tombado como bem cultural de natureza imaterial, em reconhecimento à sua contínua e profícua contribuição para o resgate e a divulgação da música colonial no Brasil.
http://www.cultura.mg.gov.br/component/gmg/story/3399-xxvii-festival-internacional-de-musica-colonial-brasileira-e-musica-antiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário