sexta-feira, 1 de julho de 2016

Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais vão até o dia 3 de julho

«Julho 2016»

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, a reserva indígena Maxakali Aldeia Verde, localizada no município de Ladainha, no Vale do Mucuri, recebe a 4ª Edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais. A solenidadeabertura do evento ocorre, nesta sexta-feira (1/7), das 8h às 12h, com apresentações culturais e pronunciamento de autoridades.

O evento é aberto ao público e viabilizado pela parceria das secretarias de Estado de Esportes (Seesp), de Educação (SEE), de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) com a Prefeitura de Ladainha.

Participam dos Jogos Indígenas cerca de 600 indígenas a partir dos 15 anos de idade. Entram em disputa as modalidades Derruba o Toco, Arco e Flecha, Cabo de Guerra, Zarabatana, Corrida do Maracá, Bodok, Arremesso de Lança e Futebol. Os três primeiros colocados em cada modalidade recebem troféus tradicionais, produzidos pelos próprios indígenas.

Durante os Jogos, são realizados, ainda, feira de artesanato indígena, exposição fotográfica e outras atividades culturais.

Modalidades disputadas

1. Derruba o Toco (equipes de 03 guerreiros): É montado um círculo com diâmetro de 3 metros, onde todos os guerreiros lutarão. Não é permito o uso de violência, e o guerreiro que utilizar golpes distintos do “agarramento” será desclassificado. O campeão será aquele que conseguir forçar o seu adversário à derrubar o toco. A Equipe vencedora será a que conseguir somar o maior número de vitórias.

2. Arco e Flecha (03 guerreiros): É montado um alvo com distância de 30 metros do guerreiro. O competidor que acertar o alvo mais vezes em três chances será o campeão. Na modalidade feminina a distância será de 15 metros.

3. Cabo de Guerra (equipes de 10 guerreiros): Uma equipe de cada lado puxa uma corda, buscando arrastar a equipe adversária até seu campo. A Equipe conseguir arrastar o adversário para o seu campo será o vencedor da prova.

4. Zarabatana (03 guerreiros): De posse da Zarabatana, os guerreiros masculinos tentarão acertar o alvo na distância de 15 metros e as guerreiras femininas tentarão acertar o alvo na distância de 07 metros.

5. Corrida do Maracá (equipes com no mínimo 10 guerreiros): A corrida com maracá é composta por no mínimo 10 atletas onde cada um percorre uma distância de 100 metros, sendo 50 metros de volta, ao retornar o guerreiro irá passar o maracá para seu companheiro de equipe que fará o mesmo percurso. Ganha a equipe que completar em menos tempo. Para as mulheres a corrida será de 50 metros, sendo 25 metros de ida e 25 metros de volta. Lembrando que não é permitido que o Maracá caia.

6. Bodok (03 guerreiros): Os guerreiros terão que acertar o alvo numa distância de 15 metros. São três chances de acerto. Aquele que acertar será o campeão, caso haja vários acertos os mesmos continuarão a jogar até que um apenas acerte o alvo.

7. Arremesso de Lança (03 guerreiros): Aquele que arremessar a lança em maior distância será o vencedor da prova.

8. Futebol: As regras do futebol serão as mesmas aplicadas no futebol convencional.

Programação dos IV Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais

30/6 - Início das atividades
Chegada das etnias à aldeia
12h às 13h - Almoço
13h às 20h30 - Acomodação dos indígenas
20h30 às 21h30 - Jantar

01/7- Jogos Indígenas
7h às 8h - Café da manhã
8h às 12h – Solenidade de abertura e danças culturais das etnias participantes
12h às 13h - Almoço
13h às 17h - Execução das modalidades esportivas
20h30 às 21h30 - Jantar

02/7- Jogos Indígenas
7h às 8h - Café da manhã
8h às 12h - Execução das modalidades esportivas
12h às 13h - Almoço
13h às 17h - Execução das modalidades esportivas
20h30 às 21h30 - Jantar

03/7- Finalização das atividades
7h às 8h - Café da manhã
8h às 12h - Premiação e encerramento
12h às 13h - Almoço
Saída das etnias da aldeia.
Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário