sexta-feira, 24 de junho de 2016

Prefeitura de Juiz de Fora inaugura “Casa de Passagem Para Mulheres em Situação de Rua”

JUIZ DE FORA - 24/6/2016 - 20:00
Notícias de: SDS


A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou nesta sexta-feira, 24, a “Casa de Passagem Para Mulheres em Situação de Rua”. O serviço tem gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e execução da Fundação Maria Mãe. A “Casa” é um serviço de acolhimento institucional, que atende mulheres e famílias em trânsito, e que estejam em situação de rua. Com 50 vagas disponíveis, as atendidas têm direito a jantar, banho, pernoite e, antes de sair, pela manhã, café.

O serviço tem como objetivo ser um local de acolhimento provisório, com estrutura para acolher com privacidade, assegurando sua proteção social e lutando pela saída das ruas. O trabalho está sendo desenvolvido dentro das diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. O convênio com a Fundação Maria Mãe foi pensado devido à experiência da instituição com as pessoas nesta situação.

O prefeito Bruno Siqueira participou da inauguração. Estiveram presentes também o secretário de Desenvolvimento Social, Abraão Ribeiro, e representantes da sociedade civil, apoiadores da causa e parceiros da PJF. Bruno agradeceu aos presentes e aos funcionários envolvidos no trabalho da "Casa de Passagem", tanto da gestão quanto da Fundação Maria Mãe. Ele ressaltou os avanços das políticas públicas para proteção das mulheres, conquistados durante sua administração: “Nesse momento, não posso deixar de falar da Casa da Mulher, que acolhe, capacita e proporciona reinserção social e emancipação econômica da mulher, através de atendimentos jurídicos, psicológicos e assistenciais. Agora, temos essa nova Casa, onde ampliamos as formas de proteção que o município pode ofertar à mulher. Queremos, a cada dia, melhorar e oferecer atendimento com qualidade para nossos cidadãos. Hoje trazemos essa conquista para as mulheres, que solicitam apoio do poder público e de toda a sociedade. Vamos avançar para tornar essa Casa uma referência não só para Juiz de Fora, como para toda nossa região e cidades que ainda não têm um serviço como esse”.

Abraão Ribeiro também comemorou a conquista: “Faltava um espaço exclusivo para mulheres, onde elas possam receber atendimento humanizado e desenvolvimento para atender suas demandas, que chegam a ser mais específicas e exigem maior delicadeza e cuidado. Nosso objetivo sempre foi ir além do assistencialismo: além de cobertor, cama e alimento, essas pessoas precisam ter seus direitos garantidos. Precisam da oportunidade de sair das ruas e viver uma vida com suas famílias, suas casas e seus empregos”.

A “Casa de Passagem” oferece, além dos serviços de acolhida, completa atenção, feita por assistentes sociais e psicólogos. Através do Plano Individual de Atendimento (PIA), as mulheres são orientadas para ter acesso a benefícios e documentação, podem ter ajuda na busca de contato com familiares ou pessoas de referência e são mobilizadas para o exercício da cidadania, com articulação e contatos com fontes de oferta de trabalho. A “Casa de Passagem Para Mulheres” fica na Rua Oswaldo Veloso, 191, 2º piso, Centro. O telefone de contato é o 3321-2931.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário