20/06/2016 19h25 - Atualizado em 21/06/2016 13h41
Do G1 AM
Cigs recebeu o tour da tocha na manhã de segunda (20); onças participaram do evento (Foto: Isabella Pina/ Globoesporte.com)
Uma onça foi abatida no interior do zoológico do Centro de Instrução de Guerra da Selva (Cigs), na Zona Oeste de Manaus, na manhã desta segunda-feira (20). O animal escapou do centro e, apesar de ter sido atingido por tranquilizantes, atacou um militar, segundo informações do Exército. O acidente ocorreu durante uma transição de jaula, segundo a assessoria de comunicação. Também na manhã desta segunda, o local recebeu o revezamento da Tocha Olímpica e o animal participou da cerimônia.
Juma tinha de 8 anos e era mascote do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel, estivesse com qualquer nível de estresse.
Em nota, o Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que a onça escapou no momento em que o Cigs estava fechado para visitas. Uma equipe de militares composta de veterinários especializados tentou resgatar o animal. Porém, mesmo atingido com tranquilizantes, a onça se deslocou em direção a um militar e foi realizado um tiro de pistola por medida de segurança. O animal morreu no local.
Ainda segundo o CMA, o Cigs já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou que recebeu com pesar a notícia da morte da onça no Cigs, e informou que enviou notificação ao quartel pedindo explicações sobre o ocorrido para que as medidas cabíveis sejam tomadas, pelo que for de competência do Instituto.
Foto de outubro de 2015 mostra onça em jaula do Cigs
(Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário